FERRUGEM, CORROSÃO E PASSIVAÇÃO

Páginas: 3 (712 palavras) Publicado: 20 de outubro de 2014
1. INTRODUÇÃO
O presente trabalho se destina a fazer a devida diferenciação entre os termos ferrugem, corrosão e passivação, a fim de trazer uma melhor compreensão acerca de tais temas.Inicialmente vamos fazer algumas definições básicas, que iremos aprofundar no decorrer do estudo.
Ferrugem é o resultado da oxidação do ferro.
A Corrosão por sua vez é a transformação de um material ou ligametálica pela sua interação química ou eletroquímica num determinado meio de exposição, processo que resulta na formação de produtos de corrosão e na libertação de energia.
A Passivação presta-se paraassegurar a resistência à corrosão do componente ou peça e, conseqüentemente, sua durabilidade. Os princípios da passivação baseiam-se na cinética electroquímica, que resulta da formação de películasprotectoras sobre a superfície de metais por imposição de correntes.

2. FERRUGEM, CORROSÃO E PASSIVAÇÃO

2.1 FERRUGEM
Como já foi dito anteriormente, a ferrugem é a oxidação do ferro, ou seja,esta nada mais é do que um caso particular de óxido metálico formado pela corrosão do ferro quando em contato com o oxigênio do ar, o que deteriora pouco a pouco o material original.
Como os materiaismetálicos mais comuns são ligas de ferro, sempre que um metal sofre oxidação é comum ouvir que o metal "enferrujou". Porém, vale ressaltar que isto não é bem verdade, se o metal não for uma liga deferro.
Para evitar que as máquinas, ferramentas e demais objetos feitos de ferro se decomponham por causa da oxidação é necessário evitar que o entrem em contato com o oxigênio, o que pode ser obtidoatravés da pintura, ou cobertura da superfície de ferro com óleo ou outras substâncias lubrificantes, ou ainda através da mistura com metais de sacrifício.
2.2 CORROSSÃO
A corrosão dos metais é umprocesso natural em que ocorre a transformação de um material metálico por meio de reações de oxidorredução entre ele e agentes naturais, principalmente o oxigênio do ar, o que resulta na formação de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • PROCESSO DE CORROSÃO
  • Passivação
  • Passivação
  • FERRUGEM
  • Ferrugem
  • caso ferrugem
  • Passivação crômica
  • Ferrugem do Cafeeiro

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!