FERROVIA

Páginas: 2 (323 palavras) Publicado: 23 de outubro de 2013
O aparecimento do transporte ferroviário esteve estritamente relacionado com a Revolução Industrial, ao longo dos séculos XVIII e XIX. Foi considerado um dos maiores inventos daquela época,juntamente com a máquina de tear movida a vapor.
As locomotivas eram movidas a vapor, gerado a partir da queima de carvão mineral. Após o surgimento deste inovador transporte, rapidamente asua tecnologia se alastrou para outros pontos do mundo.
O desenvolvimento tecnológico e a forte concorrência com outros meios de transporte, fizeram com que as locomotivas a vapor, quetinham uma manutenção muito dispendiosa, fossem substituídas pelas diesel e elétricas, ainda no século XIX.
Para se ter uma noção das proporções das linhas férreas no mundo, pode dizer-se que em1850 existiam 32 000 km e em 1947, cerca de um século depois, 1 260 000 km. Depreende-se destes valores que os caminhos de ferro vieram ter nos tempos modernos a importância que as viasromanas tiveram na antiguidade.
Na segunda metade do século XX surgiu uma nova revolução nos caminhos de ferro, com o aparecimento da alta velocidade com os franceses e da alta velocidade emsistema de via eletromagnética com os japoneses.
Apesar de o mundo estar a atravessar uma revolução técnica, científica e informacional, o transporte ferroviário continua a ser de grande valiano sistema de transportes. Para além de ser capaz de transportar uma quantidade muito grande de carga de uma só vez, o custo por tonelada transportada é muito baixo. Ainda assim, o custo paraconstrução de conservação das vias-férreas é bastante elevado.
A utilização deste meio de transporte varia entre os países do mundo. Nos Estados Unidos e na Rússia, por exemplo, a maioriados fluxos de carga ocorre por meio ferroviário. Na parte ocidental da Europa, os caminhos-de-ferro têm o seu uso bastante difundido, tanto para o transporte de cargas como de passageiros.
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Ferrovias
  • FERROVIAS
  • ferrovia
  • Ferrovias
  • Ferrovia
  • ferrovias
  • Ferrovias
  • Ferrovias

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!