Ferro - propriedades e aplicações

Páginas: 31 (7705 palavras) Publicado: 22 de março de 2013
“A Geopolítica dos Recursos Minerais e Fontes de Energia”
Recursos Minerais
A importância e aplicações do
Ferro (Fe) no cotidiano

A Mineração
Mineração é um termo que abrange os processos, atividades e indústrias cujo objetivo é a extração de substâncias minerais a partir de depósito ou massas minerais.
Como atividade industrial, a mineração é indispensável para a manutenção do nível de vidae avanço das sociedades modernas em que vivemos.
Desde os metais às cerâmicas e ao concreto, dos combustíveis aos plásticos, equipamentos elétricos e elétricos eletrônicos, computadores, cosméticos passando pelas estradas e outras vias de comunicação e muitos outros produtos e materiais que utilizamos ou de que desfrutamos todos os dias, todos eles têm origem na atividade da mineração. Pode-sesem qualquer tipo de dúvida dizer que sem a mineração a civilização atual, tal como a conhecemos, pura e simplesmente não existiria, fato do qual a maioria de nós nem sequer se apercebe.
A imagem um tanto negativa desta atividade junto da sociedade em geral, sobretudo nas últimas décadas, deve-se, maiormente aos profundos impactos que ela pode ter no ambiente (principalmente os negativos) e que têmsido a causa de numerosos acidentes ao longo dos tempos. Além dos impactos econômicos e sociais da mineração.
Por derradeiro, não nos podemos esquecer que a capacidade desta atividade em fornecer à sociedade os materiais que esta necessita não é infinita, pois muitos dos recursos minerais explorados são, pelo contrário, bastante finitos.
Os Recursos Minerais
A crosta terrestre é constituída poruma variada quantidade de rochas, muitas delas formadas por minerais que podem ser usados pelo homem em suas atividades produtivas. Os minérios contidos no subsolo servem de matéria-prima para a fabricação de inúmeros objetos.
Os minerais são extraídos da natureza, mais precisamente do subsolo. Após essa etapa, que recebe o nome de extrativismo mineral, os minérios seguem para as siderúrgicasonde são forjados ou beneficiados, para então serem transformados em bens de consumo, como carros, motos, joias, eletrodomésticos e muitos outros, além de serem úteis na construção civil.
Os recursos minerais possuem composições físicas e químicas distintas, fato que os classifica em: minerais metálicos (detêm em sua composição física e química elementos de metal, o que favorece a condução deeletricidade, por exemplo) e não metálicos (minerais desprovidos em sua composição física e química de elemento metálico). Dentre os minerais, existem aqueles de origem orgânica, como os minérios fósseis que possuem boa capacidade de combustão: gás natural, carvão mineral e o petróleo. A seguir alguns objetos construídos a partir de minerais metálicos, não metálicos e de origem orgânica:
Recursosminerais metálicos 
Ferro: é o principal elemento na composição do aço, serve para fabricar, por exemplo, ferramentas;
Alumínio: é oriundo da bauxita, possui uma boa condução de calor, seu uso é difundido principalmente na fabricação de automóveis, aviões, cabos, panelas entre muitos outros;
Cobre: usado principalmente na fabricação de cabos elétricos, peças automotivas, fios, etc.

Recursos mineraisnão metálicos

Diamante: tem seu uso difundido na fabricação de joias e pontas de brocas usadas na perfuração de poços artesianos.
Calcário: usado na fabricação de cimento, cal, giz, além ser utilizado na correção de solos a serem cultivados e no tratamento de água.
Areia: usada para fabricar vidro e concreto.
Recursos energéticos fósseis 
Petróleo: usado na fabricação de plásticos, desse recursoé extraído a gasolina, o diesel e a querosene;
Gás natural: usado como combustível em residências e indústrias;
Carvão mineral: usado como fonte energética, além ter seu uso agregado na indústria química.

Recursos Minerais no Brasil

O Brasil é um país privilegiado em recursos minerais. Alguns são abundantes (minério de ferro, manganês, bauxita, cassiterita): outros são mais escassos (cobre,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Propriedades dos ferros
  • Aplicações de ferro fundido
  • Aplicações do ferro fundido
  • Química
  • Propriedades físicas do ferro
  • Propriedades e Aplicações da seda
  • Propriedades do aço e ferro fundido
  • Óxidos: propriedades, nomenclatura e aplicações

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!