Ferreiro, emilia; teberosky, ana. psicogênese da língua escrita. porto alegre: artes médicas, 1985.

Páginas: 3 (674 palavras) Publicado: 29 de abril de 2013
FERREIRO, Emilia; TEBEROSKY, Ana. Psicogênese da Língua Escrita. Porto Alegre: Artes Médicas, 1985.

A partir dos anos 70, a psicolingüística Emilia Ferreiro, revolucionou a alfabetização com oprocesso de alfabetização através de uma investigação hipotética nos diferentes campos da aquisição da leitura e da escrita.
FERREIRO, procurou estudar o próprio sujeito: o sujeito cognoscente. Elaprocurou ativamente compreender o mundo que o rodeia de resolver as interrogações que este mundo provoca. Não é um sujeito o qual espera que alguém que possui um conhecimento o transmita ele por um ato debenevolência. É um sujeito que aprende basicamente através de suas próprias ações sobre os objetos do mundo e que constrói suas próprias categorias de pensamentos ao mesmo tempo em que organiza seumundo. A psicolingüística argentina Emília Ferreiro, doutorou-se pela Universidade de Genebra e foi orientada por Jean Piaget e teve como colaboradora Ana Teberosky.
Psicóloga e pesquisadora doInstituto Municipal de Barcelona, desde 1974 dedicou-se à aplicação da teoria psicogenética diretamente na sala de aula, enfocando o impacto da colaboração de ambientes bilíngües (catalão e espanhol) sobrea alfabetização de crianças. Inovou ao utilizar a teoria do mestre para investigar um campo que não tinha sido objeto de estudo piagetiano. Piaget pesquisou mais profundamente o conhecimento de fonteinterna, a que denominou lógico-matemático, e que se refere ao estabelecimento de relações entre os objetos, fatos e fenômenos ultrapassam, portanto, os limites do conhecimento físico observável e dasações, exigindo maior desenvolvimento das estruturas mentais.
Emilia Ferreiro partiu do interesse em descobrir qual era o processo de construção da escrita, ao planejar situações experimentais.Procurou-se que a criança colocasse em evidência a escrita, tal como ela vê a leitura tal como ela entende e os problemas tal como ela os propõe para si.
O resultado da investigação de Emilia Ferreiro...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resenha psicogênese da língua escrita. ferreiro, emília, teberosky, ana . artes médicas, porto alegre, 1991 . 4º ed.
  • O Livro De Emilia Ferreiro E Ana Teberosky
  • Hipóteses de alfabetização segundo emilia ferreiro e ana teberosky
  • Método de alfabetização de emilia ferreiro e ana teberosky
  • Contribuições teóricas de emília ferreiro e ana teberosky 1
  • Emilia ferrero e ana teberosky
  • HIP TESES DE ALFABETIZA O SEGUNDO EMILIA FERREIRO E ANA TEBEROSKY
  • As fases da escrita emilia ferreiro

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!