Ferramentos de gerencimanto

1047 palavras 5 páginas
REDE DE LONGA DISTANCIA
X.25, Frame Relay, ATM e DQDB

Definições X.25
O X.25 é um conjunto de regras definidas pelo CCITT, uma organização de normatização internacional que faz partida ONU e visa á padronização das estruturas de transmissão de dados entre redes.
A razão da popularidade do X.25 é devida a característica como: * Garantir integridade dos dados na transmissão (livre de erros). * Prover um meio compartilhado de transmissão com múltiplos usuários. * Prover acessos discados/chaveados para qualquer localidade. * Possuir acessos padronizados, o que facilita a integração.
O X.25 foi desenvolvido para operar com essas limitações, por meio de mecanismos que pudessem garantir a transmissão livre de erros.Cada pacote transmitido do X.25, apartir de uma origem tem uma numeração de seqüência, visando controlar o fluxo dos pacotes.Se um pacote é perdido na transmissão (por erro do meio, por exemplo), o protocolo no ponto de destino detecta a falta do pacote recebido corretamente.
No X.25, os dados são enviados para uma fila comum, na qual são armazenadas e encaminhadas ao seu destino quando o link (rota) fica disponível.Devido a este fato. O retardo é produzido pelo processamento da fila e pela espera da disponibilidade da linha/caminho de transmissão.
O X.25 é uma tecnologia de transmissão por comutação de pacotes, o que permite que a banda ou velocidade de transmissão no meio seja alocada dinamicamente de acordo com a demanda.
Este é um ponto forte da rede X.25. A sua padronização permite a interoperabilidade de múltiplas plataformas com múltiplos protocolos.
FRAME-RELAY
O frame-relay é uma tecnologia de transmissão de dados, sendo uma evolução das redes de comutação de pacotes tipo X.25, operando a velocidades maiores. Da mesma forma que o X.25, o Frame-relay compartilha o meio e a banda de transmissão entre virtuais, controlados pelo protocolo, por meio de controles como: * endereço de destino do pacote * campo de

Relacionados