Ferramentas e Técnicas de Criatividade e Roteiro do Trabalho

Páginas: 22 (5409 palavras) Publicado: 11 de setembro de 2014
Ferramentas e Técnicas de Criatividade e Roteiro do Trabalho – Briefing de Criação
ALGUNS DOS PRINCIPAIS RECURSOS QUE PESSOAS E EMPRESAS PODEM USAR NA BUSCA POR INOVAÇÃO.
 A criatividade é normalmente considerada um talento ou uma competência inata de certas pessoas. Mas a criatividade envolve o interesse ou o domínio sobre uma certa matéria e um comportamento curioso e questionador sobre oque se sabe. Ninguém é criativo em todos os âmbitos da vida pessoal ou profissional; normalmente, as pessoas se destacam pela criatividade em uma determinada arte ou ofício.
A criatividade é algo bastante complexo para ser ensinado, mas algumas técnicas e atitudes podem ser treinadas e aplicadas por todos em suas áreas de atuação, propiciando certamente resultados inovadores, em maior ou menorgrau. A famosa a frase de Einstein, “A mente que se abre a uma nova ideia jamais volta ao seu tamanho original”, pode ser aplicada ao campo da criatividade para reforçar que o comportamento criativo, uma vez praticado, tende a não se acomodar e a querer novos desafios.
O esforço em geral é grande, em termos de energia mental. Há pesquisas que indicam que as mentes que se esforçam por soluçõescriativas são menos suscetíveis a desenvolver Alzheimer. Isso inclui hábitos considerados banais, fazer as tarefas cotidianas de formas diferentes: como escovar os dentes com a mão inabitual, conversar sobre assuntos desconhecidos, tomar caminhos diferentes para ir à escola ou ao trabalho. Fazer as coisas do dia-a-dia de maneiras diferentes aguça a mente, exercita a mente e trabalha com novas sinapsesneuronais.
Podemos combinar as ferramentas de acordo com nosso estilo e necessidades. Por exemplo, o Brainstorming pode ser combinado com o SCAMPER ou ainda com o PNI o Desafio Criativo com a Listagem de Atributos.
Por que tantas ferramentas? Não bastariam duas ou três? Poderiam bastar para você, mas a criatividade é um negócio complexo, onde tentamos agir sobre os bloqueios mentais, ou seja,no subconsciente. Temos de considerar que:
As ferramentas que funcionam para você podem não servir para outras pessoas.
Cada ferramenta fornece um distinto tipo de estímulo ou orientação, levando a ideias diferentes.
Algumas ferramentas são mais apropriadas para certos tipos de problemas e situações
Algumas ferramentas são mais apropriadas para certas culturas organizacionais.
Sua mente podeficar acostumada com uma ferramenta particular, tornando-a menos eficaz.
Vamos listar nove ferramentas ou técnicas que podem dar um “start” ou então sedimentar ideias no processo criativo. Vamos ver que muitas vezes a criação é, na verdade, um novo ajuste, uma adaptação de coisas conhecidas.

1) Benchmarking
Trata-se de buscar, conhecer as melhores práticas que são aplicadas em outrasempresas, um outro lugar, em um outro ramo de atuação. Um supermercado, por exemplo, ainda que não seja uma empresa de logística, pode adaptar à sua realidade boas práticas de uma transportadora e, com isso, melhorar a recepção, armazenamento e entrega de produtos. Observar e conhecer práticas de sucesso de outras empresas para seus produtos e serviços e inovar, renovar esses aspectos no produto, serviço,empresa para o qual temos que criar algo diferenciado e impactante junto ao mercaso consumidor.
2) Brainstorming
Trata-se de uma atividade normalmente praticada em grupo, de modo a dar total liberdade para a equipe de pessoas envolvidas na criatividade através de possibilitar ideias ou seja, para o surgimento de ideias aleatórias, por mais esdrúxulas que sejam. Por exemplo, o mediador podepedir que o grupo fale a primeira coisa que venha à cabeça com a letra “M”. Só em um segundo momento há o trabalho deste mediado em filtrar, agrupar e modificar as ideias que surgiram. Outro exemplo: Pensar no produto POST-IT e agrupar ideias que venham à mente de todos os participantes sobre as utilizações desse produto –além daquelas que já conhecemos. Pensar em formas de comunicação diferenciadas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Ferramentas de criatividades
  • Técnicas de criatividade
  • tecnicas de criatividade
  • Técnicas da criatividade
  • Tecnicas de criatividade
  • Tecnica de criatividade
  • Roteiro para visita técnica orientada especialização em medicina do trabalho
  • roteiro de técnicas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!