FERRAMENTAS DE AUTORIA: A IMPORTÂNCIA DE SUA UTILIZAÇÃO NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM.

811 palavras 4 páginas
Rafael Ramos da Silva
FERRAMENTAS DE AUTORIA: A IMPORTÂNCIA DE SUA UTILIZAÇÃO NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM.
Elaboração de Pesquisa acerca do tema “Ferramentas de autoria: a importância de sua utilização no processo ensino-aprendizagem”; para obtenção de nota parcial.

PROFº: EDUARDO VIANA
CAXIAS-MA
2013
Um dos grandes paradigmas que vivemos é a sensação de tempo escasso para as tarefas do dia-a-dia. No caso dos educadores, este problema é amplificado devido à necessidade de produzir conhecimento de forma célere e eficiente, visto a demanda educacional estar em franco crescimento no Brasil.
Num mundo cada vez mais dinâmico, com a crescente exigência de capacitação das pessoas em maior quantidade e menor tempo, a Educação a Distância ocupa um lugar de grande importância. Dentro desta necessidade, as tecnologias de comunicação e informação (TICs) se desenvolvem com rapidez e se proliferam como nunca visto.
As demandas crescentes para criação de cursos customizados para os diversos públicos-alvo e a necessidade de tornar os alunos participativos do próprio processo de aprendizado, são desafios que nós educadores precisamos cumprir tanto nos treinamentos presenciais quanto nos treinamentos à distância. Por isso, o domínio de ferramentas tecnológicas se faz tão essencial, principalmente aquelas de simples manuseio.
Segundo Tarouco et al. (2005) a importância da tecnologia para os professores não é de torná-los meros expectadores e sim usuários das mesmas em conjunto com os alunos:
“O processo educacional está sendo afetado pelas Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) e dessa forma, alguns professores que têm computadores a sua disposição começaram a utilizá-los no contexto educacional de forma que seu aluno pudesse construir seu conhecimento – enfatizando a participação e experimentação desse sujeito na construção de seu próprio conhecimento, por meio de suas interações, modificando as relações entre

Relacionados

  • Introduçao ao estudo do direito
    207968 palavras | 832 páginas