Ferramenta Computacional para a Criação de Análises Cefalométricas a Partir de Arquivos Configuravéis

1285 palavras 6 páginas
FERRAMENTA COMPUTACIONAL PARA A CRIAÇÃO DE ANÁLISES CEFALOMÉTRICAS A PARTIR DE ARQUIVOS CONFIGURÁVEIS
Ezequiel de Oliveira Pereira Netto¹; Michele Fúlvia Angelo²Bolsista PIBIC/CNPq, Graduando em Engenharia da Computação, Universidade Estadual de Feira de Santana, e-mail: eopnetto@gmail.comOrientadora, Departamento de Tecnologia, Universidade Estadual de Feira de Santana, e-mail: mfangelo@ecomp.uefs.brPALAVRAS-CHAVE: Cefalometria, Odontoradiosis, Pontos CefalométricosINTRODUÇÃO
Os diagnósticos ortodônticos são realizados através das análises cefalométricas ou traçados cefalométricos que são compostos por um conjunto de pontos cefalométricos que, por sua vez, unidos a outros, específicos das estruturas ósseas, dentárias e tegumentar por meio do desenho de linhas permitem a realização das mensurações (ângulos e distâncias) ditadas pelas diferentes análises cefalométricas (VEDOVELLO, 2007; BARNABÉ, 2007).
Muitos especialistas da área de ortodontia ainda utilizam o método manual para a realização de seus traçados, como na clínica de odontologia da UEFS, por exemplo. Baseado nisto, e considerando a margem de erros que o método manual pode proporcionar, o projeto “Odontoradiosis” vem sendo desenvolvido com a finalidade de apresentar o resultado de análises cefalométricas a partir de radiografias digitalizadas (BATISTA et al, 2011; SOUZA et al, 2010, ANGELO et al, 2011).
Entanto, o sistema se limita no processo de adição de novas análises cefalométricas, que só pode ser realizada pela equipe de desenvolvedores, seguindo regras de implementação, criação de classes e alteração em trechos do código-fonte e em banco de dados (PEREIRA NETTO e ANGELO, 2013). Para sanar o problema exposto, o presente trabalho tem como objetivo desenvolver um ambiente onde seja possível criar novas análises cefalométricas em tempo de execução. Essa nova funcionalidade irá possibilitar a qualquer usuário do programa criar novas análises cefalométricas sem a intervenção de um desenvolvedor.

Relacionados