ferrafwwe

600 palavras 3 páginas
Amebíase

Ciclo Biológico

No ciclo encontramos uma série de estágios trofozoíto, pré-cisto, cisto e metacisto. O ciclo se inicia pela ingestão dos cistos maduros, junto de alimentos e água contaminados.
Passam pelo estomago, resistindo à ação do suco gástrico, chegam ao final do intestino delgado ou início do intestino grosso, onde ocorre desencistamento, com a saída do metacisto, através de uma pequena fenda na parede cística. Em seguida o metacisto sofre sucessivas divisões nucleares e citoplasmáticas, dando origem a quatro e depois oito trofozoítos, chamados trofozoítos metacísticos. Estes trofozoítos migram para o intestino grosso onde se colonizam.
Em geral, ficam aderidos à mucosa do intestino vivendo como um comensal, alimentando-se de detritos e de bactérias. Sob certas circunstâncias, ainda não muito bem conhecidas, podem desprender da parede e, na luz do intestino grosso, principalmente no cólon, sofrer a ação da desidratação, eliminar substancias nutritivas presentes no citoplasma, transformando-se em pré-cistos, em seguida secretam uma membrana cística e se transformam em cisto, inicialmente mononucleados. Através de divisões nucleares sucessivas, se transformam em cistos tetranucleados, que são eliminadas com as fezes normais ou formadas. Geralmente não são encontrados em fezes liquefeitas ou disentéricas.

Ascaris lumbricoides

Ciclo Biológico

A ingestão de água ou alimento (frutas e verduras) contaminado pode introduzir ovos de lombriga no tubo digestório humano.
É do tipo monoxênico, isto é, possuem um único hospedeiro. As larvas, uma vez liberadas, atravessam a parede intestinal na altura do ceco, invadem o fígado entre 18 e 24 horas após a infecção. Em dois a três dias chegam ao coração direito, através da veia cava inferior ou superior e quatro a cinco dias após são encontradas nos pulmões (ciclo de LOSS). Cerca de oito dias de infecção as larvas sofrem e muda para L4, rompem os capilares e caem nos alvéolos,

Relacionados