Ferochiango

3959 palavras 16 páginas
⁠Política de 20 Pergunta difíceis para responder:?

Moçambique: Qualidade do ensino básico está abaixo das expectativas

2011-07-13 13:58:36



Maputo - Dados preliminares de uma pesquisa realizada pelo Centro de Aprendizagem e Capacitação da Sociedade Civil (CESC), revelam uma percepção generalizada da fraca qualidade do ensino.

Cerca de 376 pessoas em 13 Zonas de Influência Pedagógica (ZIP’s) inquiridas, entre elas, directores de escolas, professores, membros do conselho de escola, alunos, pais e encarregados de educação e líderes locais, apontaram a deficiente articulação entre as partes envolvidas no sector de educação.

Os inquiridos focaram ainda a fraca participação dos membros dos conselhos de escola, gestão (escolar) muito centralizada, a existência de professores sem formação pedagógica, insuficiência de infra-estruturas e de material escolar para o ensino, a irregularidade na planificação das aulas por parte dos professores, a superlotação nas salas de aula, fraco envolvimento de pais e encarregados de educação em assuntos da escola.

Também o facto de haver alunos graduados na 7ª classe com dificuldades na escrita e leitura, as longas distâncias entre casa e a escola e episódios de assédio sexual foram apontados pelos inquiridos, como sendo alguns dos factores que contribuem negativamente para a qualidade de ensino.

Neste momento decorrem encontros de validação dos resultados do estudo nos locais onde o mesmo foi realizado, ou seja nas províncias de Gaza (Xai-Xai e Manjacaze), Zambézia (Milange e Alto-Molócue) e Cabo-Delgado (Pemba e Ancuabe) num processo que vai envolver para além do grupo de actores envolvidos na primeira fase, redes e organizações da sociedade civil que trabalham na área de educação, Governo e a comunidade no geral.

Com estes encontros o CESC e os parceiros, pretendem partilhar e discutir os resultados do estudo, colher percepções e subsídios para melhorar o relatório e por fim, validar as dimensões e indicadores a serem

Relacionados