Fernando pessoa

Páginas: 3 (573 palavras) Publicado: 17 de outubro de 2012
análise de duas frases sobre a "mensagem"
As duas frases são:
"Camões e Pessoa são como irmãos gémeos: distinguem-se pela roupagem que vestem, mas assemelham-se pelo amor a uma Pátria que nãoexiste ou existe no Sonho"
"As lágrimas das mães, das noivas e dos filhos são “lágrimas de Portugal” – o sangue que alimentou as células de um povo que conquistou o mar e se perdeu"
--
Quanto à primeirafrase cabe dizer:
"A frase que me envia pode ser analisada de diversas perspectivas. De facto Camões e Pessoa escrevem sobre uma realidade que imaginam, e por isso não são cronistas, historiadores,mas sim poetas. A poesia é uma linguagem especial, que muitas das vezes, para explicar a realidade, tem de a superar, tornar-se mais alta do ela. Se de facto tanto os Lusíadas como a Mensagem falamsobre os descobrimentos portugueses, são duas obras muito diferentes, porque eram diferentes os homens que as escreveram. Camões e Pessoa são semelhantes no patriotismo, no nacionalismo, na exaltaçãodas capacidades dos portugueses, dos nossos feitos e aventuras. Camões e Pessoa são diferentes - em essência e aqui eu discordo com o que a frase diz de eles só terem roupagem diferente - porque Camõesescreve quando ainda há um Império e Pessoa escreve quando o Império já é uma memória distante. No entanto ambos escrevem em tempo de decadência - no tempo de Camões o Império português começava adecair e a ser ameaçado por outras potências marítimas e no tempo de Pessoa havia uma grande crise politica e de valores na sociedade portuguesa, ainda não restabelecida da afronta do episódio do mapacor-de-rosa com Inglaterra. Julgo que há tantas coisas que aproximam os dois poetas como coisas que os afastam. Camões era lírico, formal, emotivo, Pessoa era moderno, lógico, racional. Mas se tiverinteresse leia mais seguindo este link: http://omj.no.sapo.pt/forum.htm#Mensagem%20de:%20Ricardo "
Quanto à segunda frase cabe dizer:
"A frase que envia refere-se a um poema da Mensagem, intitulado...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • fernando pessoa
  • fernando pessoa
  • Fernando pessoa
  • Fernando pessoa
  • fernando pessoa
  • Fernando Pessoa
  • Fernando Pessoa
  • fernando pessoa

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!