Fernando pessoa heterónimo: álvaro de campos

Páginas: 3 (699 palavras) Publicado: 1 de novembro de 2011
Tema: Fernando Pessoa heterónimo: Álvaro de Campos

Objectivos:
- Quem foi Álvaro de Campos? (a vida e a obra)
Álvaro de Campos é um dos heterónimos mais conhecidos de Fernando Pessoa. Pessoadefine-o assim: «Nasceu em Tavira, teve uma educação vulgar de Liceu; depois foi mandado para a Escócia estudar engenharia, primeiro mecânica e depois naval. Agora está aqui em Lisboa em inactividade.»Dedicou-se à literatura, intervindo em polémicas Apesar dos pontos de contacto entre ambos, travou com Pessoa ortónimo uma polémica aberta. Protótipo do vanguardismo modernista, é o cantor da energiabruta e da velocidade, da vertigem agressiva do progresso, de que a Ode Triunfal é um dos melhores exemplos, evoluindo depois no sentido de um tédio, de um desencanto e de um cansaço da vida,progressivos e auto-irónicos.

- Características da poesia de Álvaro de Campos
- fases poéticas:

1ª FASE: DECADENTISTA
Esta fase poética traduz-se por sentimentos de tédio, enfado, náusea,cansaço, abatimento e necessidade de novas sensações. Tal é o reflexo da falta de um sentido para a vida e a necessidade de fuga à monotonia. Esta fuga era feita habitualmente à base de estupefacientes, comoera o caso do ópio. Um dos poemas mais exemplificativos desta fase é o Opiário, escrito por Fernando Pessoa em 1915 para o primeiro número do Orpheu, todavia, foi datado de Março de 1914 paradocumentar, mistificando, uma primeira fase de Campos.

2ª FASE: FUTURISTA E SENSACIONISTA
 
 
A fase futurista-sensacionista assenta numa poesia repleta de vitalidade, manifestando o poeta a predilecçãopela civilização mecânica, pelo belo feroz que virá contrariar a concepção aristotélica de belo ("Escrevo rangendo os dentes, fera para a beleza disto, / Para a beleza disto totalmente desconhecidados antigos". - Ode Triunfal).
Após a descoberta do futurismo (de Marinetti) e do sensacionismo (de Walt Whitman), Campos adoptou, para além do verso livre, um estilo esfuziante em longos versos de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Álvaro de Campos, heterônimo de Fernando Pessoa
  • Fernando pessoa e álvaro de campos
  • Fernando Pessoa
  • Heteronimos de Fernando Pessoa
  • Heterónimos de Fernando Pessoa
  • Análise heterônimo fernando pessoa
  • Fernando Pessoa – Poemas (dele e dos heterônimos)
  • Fernando pessoa e seus heterônimos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!