Fernando Novais – PORTUGAL E BRASIL NA CRISE DO ANTIGO SISTEMA COLONIAL

1175 palavras 5 páginas
RESENHA DE ECONOMIA BRASILEIRA PARA O CURSO DE
BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO PUBLICA

Fernando Novais – PORTUGAL E BRASIL NA CRISE DO ANTIGO
SISTEMA COLONIAL

O autor Fernando A. Novais procura explicitar em sua obra as bases para uma nova compreensão do período e da dinâmica entre Metrópole-Colônia, permitindo-nos perceber o modo especifico como as relações internacionais entre Portugal e Brasil foram envolvidas pela crise do antigo sistema colonial, explicitando também a natureza e os mecanismos que ocasionaram a crise. O autor propõe que seja realizado um estudo do antigo sistema colonial para obtermos uma analise global e generalizadora, e assim conseguirmos compreender os motivos da crise.
Para Novais, sem conhecer o antigo sistema colonial não seria possível entender a crise manifestada em vários setores da vida política e econômica da época:
“(...) O Sistema colonial, efetivamente, constituiu-se no componente básico da colonização da época mercantilista, o elo que permite estabelecer as mediações essenciais entre os diversos níveis da realidade histórica. Importa, portanto, distinguir os mecanismos de seu funcionamento, para apreender as contradições que lhe eram imanentes, e enfim explicitar a crise em que afinal desaguou.”
A estrutura dinâmica do antigo sistema colonial se apresenta como o conjunto de relações entre as metrópoles e suas respectivas colônias em uma determinada época da história da colonização. O sistema colonial abrangeu o período entre o século XVI e o século XVII, ou seja, faz parte do Antigo Regime da época moderna, entre o
Renascimento e a Revolução Francesa, e é conhecido como antigo sistema colonial da era mercantilista. Pode-se dizer conforme o autor que o sistema colonial do mercantilismo foi que deu sentido a colonização europeia entre os Descobrimentos
Marítimos e a Revolução Industrial.
Segundo o modelo teórico típico do sistema colonial, a colônia deveria ser um local de consumo (mercado) para os

Relacionados