Fernando Naviskas

304 palavras 2 páginas
Fernando Naviskas Fernando Antonio Naviskas. Nasceu em 2 de agosto de 1961, na cidade de Barretos, interior paulista.

Formação: Bacharelado em pintura pela Faculdade de Belas Artes de São Paulo (1982 à 1984) e Licenciatura em Educação Artística pela Faculdade Marcelo Tupinambá (1985).

“A principal temática de meu trabalho é a cidade de São Paulo sob todos os aspectos, numa coletânea múltipla recheada de crônicas visuais desde 1980.

Busco a alma, o espírito da cidade, garimpando através de sua atmosfera megalopolitana, especialmente o centro da cidade, o cotidiano, o trabalho, os dramas diversos, as alegrias, as mazelas, o lazer, os edifícios e pontes, ruas, avenidas, parques, o dia e a noite da cidade que não pára jamais.

Não raro tenho a música como tema da pintura, muitas vezes com imagens e lembranças da própria urbe em bares, restaurantes e em qualquer espaço onde aconteça, pois ela, mais que tudo dita o ritmo veloz e reflete o retrato do povo que à construiu. A música é a outra arte que abraço e que tanto representa o gigantismo e a multiplicidade cultural dessa maravilhosa máquina de cimento e gente.

Também abordo a riquíssima cultura afro brasileira, suas cores e ritmos e sua forte presença na formação da identidade nacional, também, muito presente na cidade.

Já fiz retratos, naturezas mortas, paisagismo, em outros estilos e técnicas com influências impressionistas, expressionistas e outras correntes mais contemporâneas.

Hoje utilizo especialmente acrílica sobre tela, com uma pintura mais liberta, acentuando com cores puras e pinceladas vibrantes de tons, ora quentes, ora frios ainda retratando os modelos, mas de forma bem diversa sempre.

Atuei com arte paralelamente a atividade comercial por muitos anos e somente de 2010 para cá me tornei artista profissional.”

Algumas obras de Fernando

Aluno : Leonardo Oliveira Serie : 6°ano C
Escola : Professor '' Paulo Rossi " Professora : Vera

Relacionados

  • Trab
    99199 palavras | 397 páginas
  • pnaic
    66198 palavras | 265 páginas