Fernando Henrique Cardoso

Páginas: 3 (533 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014
Fernando Henrique Cardoso (Rio de Janeiro, 18 de junho de 1931) é um sociólogo, cientista político, filósofo, professor universitário, escritor e político brasileiro com pós-graduação em econometria.Professor emérito da Universidade de São Paulo (USP), lecionou também no exterior, notadamente na Universidade de Paris. Foi funcionário da Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe(CEPAL), membro do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (CEBRAP), senador da República (1983 a 1992), ministro das Relações Exteriores (1992), ministro da Fazenda (1993 e 1994) e o 1° presidente doBrasil a ser eleito para 2 mandatos consecutivos (de 1995 a 1998 e de 1999 a 2002). É comumente chamado pela sigla de seu nome completo FHC.
Graduado em Sociologia pela Faculdade de Filosofia, Letras eCiências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP), Fernando Henrique Cardoso desenvolveu importante carreira acadêmica, tendo produzido diversos estudos sociais em nível regional, nacional eglobal, e recebido diversos prêmios e menções honrosas pelos trabalhos. Foi eleito pela revista Foreign Policy como o 11º pensador global mais importante em 2009, pelo pensamento e contribuição para odebate sobre a política antidrogas. É co-fundador, filiado e presidente de honra do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB).
Natural da cidade do Rio de Janeiro, Fernando Henrique Cardosomudou-se aos oito anos com a sua família para a cidade de São Paulo em 1939, tendo se casado em 1953 com a antropóloga e sua ex-colega de faculdade Ruth Vilaça Correia Leite (morta em 24 de junho de2008) e tendo tido com ela três filhos (Paulo Henrique, Luciana e Beatriz). Fernando Henrique Cardoso é membro de uma família de classe média-alta (família Cardoso), sendo descendente de índios bem comoprimo do ator e comediante Pedro Cardoso e do cineasta Ivan Cardoso. Ainda, ostenta também origens africanas: uma trisavó sua foi uma escrava negra e uma bisavó sua era mulata.
Atualmente, Fernando...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Fernando henrique cardoso
  • FHC- Fernando Henrique Cardoso
  • Fernando henrique cardoso
  • Fernando Henrique Cardoso
  • Fernando Henrique Cardoso
  • Fernando Henrique Cardoso
  • Fernando Henrique Cardoso
  • Fernando Henrique Cardoso

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!