Fernando collor

Páginas: 4 (977 palavras) Publicado: 12 de novembro de 2011
Fernando Afonso de Mello nasceu no Rio de Janeiro, então Distrito Federal,no dia 12 de agosto de 1949. Seu pai,Arnon de Mello, governou Alagoas (1951 a 1956) ,estado pelo qual foi senador(1963-1981).Seu avô materno Lindolfo Collor, deputado federal pelo Rio Grande do Sul de 1923 a 1926 e de 1927 a 1930, foi um dos principais líderes da Revolução de 1930 e, em seguida , durante o governoprovisório de Getúlio Vargas, organizou o Ministério do Trabalho,da Indústria e do Comércio, do qual foi titular até 1932, ano em que se afastou politicamente de Vargas e participou da malograda RevoluçãoConstitucionalista de São Paulo.
Em 1972, transferiu-se para Maceió e assumiu a direção da Gazeta de Alagoas, jornal de propriedade de seu pai. No ano seguinte, tornou-se superintendente daOrganização Arnon de Melo, grupo empresarial da família, constituído pelo jornal, a TV Gazeta, três emissoras de rádio e uma gráfica.

Depois de quase 30 anos sem que o povo brasileiro participassede eleições para a presidência da República, o país elegeu, em segundo turno, Fernando Collor de Mello, com 35 milhões de votos.
Foi o primeiro governo civil brasileiro eleito por votodireto desde 1960 e escolhido de acordo com as regras da Constituição de 1988, com plena liberdade partidária. Tem curta duração: de 15 de março de 1990 a 2 de outubro de 1992, quando o presidente éafastado para responder ao processo de impeachment.
Fernando Collor de Mello derrota Luiz Inácio Lula da Silva, líder da esquerda, no segundo turno da eleição presidencial e 1989.Collor conta com amplo apoio das forças conservadoras e entre suas promessas de campanha estão a moralização da política e o fim da inflação. Para as elites, oferece a modernização econômica do paísconforme a receita neoliberalismo, com a redução do papel do Estado na economia.

Fernando Collor de Mello foi o primeiro presidente eleito após o regime militar de 64 e o primeiro presidente a deixar...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • fernando collor
  • Fernando collor
  • Fernando Collor
  • Fernando collor
  • fernando collor
  • Fernando Collor
  • Fernando Collor de Mello.
  • Fernando Collor de Mello

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!