Fernão de magalhães

Páginas: 4 (774 palavras) Publicado: 27 de abril de 2013
As Grandes Navegações dos séculos 15 e 16 receberam esse nome pela extensão de suas rotas e pela importância que tiveram ao dar uma dimensão "global" ao comércio entre os povos. Por isso foramdenominadas Grandes. Chega a espantar que o primeiro passo na direção do comércio em escala mundial - um dos aspectos da globalização atual - tenha sido dado há mais de 600 anos.

Os autores dessa proezaforam principalmente os portugueses e, entre seus maiores exploradores, está Fernão de Magalhães. Ele circunavegou o planeta, isto é, deu a volta completa e cruzou o Oceano Pacífico, em sua busca poruma rota para o Oriente, mais exatamente para as ilhas Molucas.

Nascido em família nobre, Magalhães era inquieto por natureza: queria ver o mundo e explorá-lo. Em 1506 ele viajou para as ÍndiasOcidentais, participando de várias expedições militares nas Molucas, também conhecidas como as Ilhas das Especiarias.

Pimenta-do-reino, canela, cravo, noz-moscada: essas eram as especiarias, cobiçadasem toda a Europa depois que os árabes as levaram para lá. Vendidas com grande lucro, eram usadas para temperar e conservar os alimentos, mas também para perfumar o ambiente e as ruas que, na época,eram bem malcheirosos.

Fernão Magalhães começou a insistir para o rei Manuel lhe dar tarefas mais emocionantes e bem pagas, como encontrar o caminho para as Molucas indo pelo Oeste, em vez de fazero trajeto tradicional, na direção Leste: era mais rápido, dizia. O monarca não comprou essa idéia. Isso fez Magalhães renunciar à nacionalidade portuguesa e oferecer seus serviços a Carlos, rei daEspanha.

Esse soberano, depois conhecido como imperador Carlos V, tinha sonhos de grandeza e decidiu patrocinar a viagem de Magalhães. Encontrar um caminho mais rápido para as Índias faria a Espanhapassar à frente de Portugal e de todos os outros países na corrida das navegações.

Segundo os cálculos de Magalhães e dos irmãos Faleiro, cartógrafos portugueses, as Molucas encontravam-se na...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Fernão de magalhães
  • Fernão de Magalhães
  • Fernão magalhães (poema)
  • fernão
  • Fernao lopes
  • Pinguim-de-magalhães
  • Fernão Lopes
  • fernão lopez

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!