fermnentação

978 palavras 4 páginas
Fermentação
A fermentação é um processo biológico anaeróbico (na ausência de oxigênio) de obtenção de energia metabólica (síntese de ATP), a partir da degradação incompleta de substâncias orgânicas, resultando em uma disponibilidade energética inferior se comparada à respiração aeróbia.
Mas dependendo do tipo de célula ou organismo, a fermentação também pode acontecer na presença do oxigênio, como por exemplo as amebas.
Na fermentação, a glicose é catabolizada em substâncias orgânicas mais simples. Nesse mecanismo não ocorrem etapas como glicólise, ciclo de Krebs e a cadeia respiratória, o aceptor final de hidrogênio é um composto orgânico e não mais o oxigênio, justamente por ser anaeróbio.

Reações da Fermentação:
Pode-se considerar as reações da fermentação divididas em duas partes principais: a glicólise e a redução do ácido pirúvico.

A glicólise é o conjunto de reações iniciais da degradação da glicose, semelhantes em todos os tipos de fermentação e na respiração aeróbia. Tem início com a ativação da glicose, que recebe dois grupos fosfato, fornecidos pelo ATP, que se transforma em ADP.
Por este processo de fosforilação a glicose transforma-se em frutose 1,6-difosfato (molécula com 6 carbonos e dois fosfatos) que será quebrada em duas moléculas de gliceraldeído 3-fosfato (molécula com 3 carbonos e um fosfato), pois é altamente instável.
A energia desta quebra permite a ligação de um outro grupo fosfato inorgânico a cada uma destas moléculas, que se tornam gliceraldeído 1,3-difosfato. Estes grupos fosfato, energéticos, são então transferidos para moléculas de ADP, transformando-as em ATP. O gliceraldeído transforma-se, por sua vez, em ácido pirúvico.
Sabe-se que a glicólise ocorre em praticamente todos os seres vivos, mesmo que complementada com outras reações, o que parece confirmar que deverá ter sido o primeiro fenômeno eficiente de produção de energia em células.

A segunda parte da fermentação consiste na redução do ácido pirúvico

Relacionados

  • Relatório de operação, monitoramento e controle de processos fermentativos - análise de cerveja
    1361 palavras | 6 páginas