Fermentação do caldo de cana

Páginas: 5 (1027 palavras) Publicado: 1 de março de 2015
INSTITUTO TECNOLÓGICO DO ESTADO DE GOIÁS
GOVERNADOR OTAVIO LAGE
CURSO TÉCNICO DE NÍVEL MÉDIO EM QUÍMICA




VALÉRIA PEREIRA GODOI





O REUSO DA ÁGUA NA INDÚSTRIA SUCROALCOLEIRA









Goianésia – GO
2014
VALERIA PEREIRA GODOI









O REUSO DA ÁGUA NA INDÚSTRIA SUCROALCOLEIRA

Pré-projeto de pesquisa apresentado na disciplina de Metodologia Científicacomo requisito parcial para composição de nota do curso Técnico em Química, Goianésia-GO








Goianésia – GO
2014

SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 3
2. JUSTIFICATIVA 5
3. OBJETIVOS 6
3.1 GERAL 6
3.2 ESPECÍFICOS 6
4. METODOLOGIA DA PESQUISA 7
5. CRONOGRAMA 8
REFERÊNCIAS 9











1. INTRODUÇÃO

“A água e um dos mais importantes recursos naturais renováveis, nenhumavida no planeta é possível sem água” (SAMPAIO, 2010).
A presença de água e fundamental para a sobrevivência de toda a espécie que abita a terra. No organismo humano a água atua, entre outras funções, como veiculo para a troca de substancias e para a manutenção de sua massa corporal.
De acordo com Demétrio Magnole (2002), os alimentos que ingerimos dependem diretamente da água para a sua produção.As indústrias utilizam grandes quantidades de água, seja como matéria prima, ou na remoção de impurezas na geração de vapor e na refrigeração. Dentre todas as nossas atividades a agricultura que mais consomem água cerca de 70% de toda a água consumida no planeta e utilizada pela irrigação.
O Brasil é o maior e o mais eficiente produtor de cana do mundo produzido atualmente quase 300 milhões detoneladas por ano. Alem do açúcar com cerca de 45% da cana brasileira e destinada a fabricação de álcool quase 400 industria de açúcar e álcool que gera quase 1,00,000 de empresas diretos e indiretos.
No entanto, a agroindústria de cana-de-açúcar e um usuário constante de água tanto a irrigação como no processo de fabricação. No processo industrial as atividades que mais consomem água estão nalavagem de cana, nos condensadores. Para adequar a esta nova circunstancia, a indústriavem aperfeiçoando sem processo a desenvolvendo de gestão ambiental para atender as exigências no mercado de trabalho interno e externo. Já encontramos bons exemplos de implantação de reuso da água e a geração de influentes.
De acordo com Mierzwa (2006), pratica do reuso de sistema industrial proporcionabenefícios ambientais significativos, pois permite que um maior volume de água potável permaneça disponível para outras utilizações. Podendo diminuir a poluição hídrica, por meio da minimização dos influentes. Existem também benefícios a empresa que nos acrescenta a seus produtos os custo relacionados a cobrança pelo uso da água.
A prática de conservação e reuso da água faz com que todo o Brasil consistebasicamente na gestão de demanda ou na utilização de fontes alternativas de água, e na redução dos volumes de água capturadas. O reaproveitamento ou reuso da água e o processo pela qual a água, tratada ou não e reutilizada para o mesmo ou outro fim.
De acordo com Campos (2013), a água de reuso imprópria para o consumo humano, mas pode ser utilizada em diversas áreas Por exemplo na lavagem da cana,no resfriamento dos condensadores etc. na lavagem da cana-de-açúcar a água utilizada e capturada é enviada a estação de tratamento de influentes (ETT) e depois para a torre de resfriamento, para serem novamente usada na lavagem da cana fazendo com que ela mantenha em circuito fechado evitando o desperdício.
O descarte de efluentes líquido de forma inadequada também pode constituir, como um dasprincipais causas de poluição decorrentes de produção de açúcar e álcool. Neste sentido torna-se de grande importância um estudo mais aprofundado da real situação do gerenciamento de água e dos influentes nas indústriasprodutora de açúcar e álcool, para que sejam identificadas as principais causas de perdas no processo e para que se busquem soluções para diminuir a captação de água com medidas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • fermentação de caldo de cana
  • Fermentação alcoólica de caldo de cana utilizando grãos de kefir1
  • OBTENÇÃO DE ÁLCOOL COMBUSTÍVEL POR FERMENTAÇÃO DE CALDO DE CANA-DE-AÇÚCAR.
  • Obtenção de etanol a partir de fermentação de caldo de cana
  • caldo de cana
  • Obtenção do álcool etílico via fermentação do caldo de cana-de-açúcar
  • Caldo de cana
  • caldo de cana

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!