Ferdinand Porsh

714 palavras 3 páginas
FERDINAND PORSCHE
Professor Doktor Ingenieur Honoris Causa (Dr. h.c. Ing.) Ferdinand Porsche (Maffersdorf, 3 de setembro de 1875 — Stuttgart, 30 de janeiro de 1951) foi um engenheiro automotivo austríaco famoso durante sua carreira pelos projetos inovadores, e famoso nos dias de hoje pelo desenvolvimento do Volkswagen Fusca. Juntamente com seu filho e equipe, foi responsável pela construção do primeiro Porsche 356 - e pela fundação da própria Porsche, por consequência.
Porsche nasceu em uma família de língua alemã na cidade de Maffersdorf (Vratislavice nad Nisou), região da Boêmia, Áustria-Hungria. Seu local de nascimento é hoje parte da cidade de Liberec, República Checa. Porsche é mais conhecido pelo desenho do primeiro Volkswagen Käfer (no Brasil conhecido como Fusca) e por suas contribuições ao projeto de tanques de guerra alemães, modelos Tiger I, Tiger II e Elefant. Adolf Hitler condecorou Porsche em 1937 com o Prêmio Nacional Alemão das Artes e Ciências.
Seu primeiro projeto, lançado em 1898, foi o C2 Phaeton e ficou conhecido como "Sistema Lohner-Porsche", uma carruagem movida por um motor de combustão interna e com um sistema de direção híbrido, composto de quatro motores elétricos montados nas rodas 1 2 3 . Também conhecido por P1 (Porsche n°1), circulou pela primeira vez em 26 de junho de 1898 e foi um dos primeiros carros licenciados na Áustria. A apresentação oficial do P1 foi na Exposição Universal de 1900 em Paris. A carruagem, que atingia 56 km/h, quebrou vários recordes de velocidade na Áustria, e também venceu o rali de Exelberg em 1901, dirigida pelo próprio Porsche. Posteriormente foi melhorada com motores Daimler e Panhard, mais potentes, que lhe deram outros recordes de velocidade. Mais de 300 carruagens Lohner-Porsche foram vendidas ao público. Em 1905, Porsche foi agraciado com o Prêmio Poetting como o mais destacado engenheiro automotivo austríaco.
Conforme o negócio crescia, Porsche decidiu trabalhar em seu próprio desenho, que era

Relacionados