feoalismo

491 palavras 2 páginas
F. P. A. - Fundamentos Psicosociais da Administração
.INTRODUÇÃO
-ADMINISTRAÇÃO – EVOLUÇÃO, SITUAÇÃO ATUAL E PERSPECTIVAS O ensino de Administração e, a sua prática no mundo das organizações sempre esteve associada à idéia-força de melhorar o desempenho através do treinamento sistemático.Nada mais simples de entender e nada mais complexo para ser colocado em prática efetiva. Simples, porque as organizações – grandes ou pequenas públicas ou privadas, lucrativas ou não lucrativas – são na essência associações de pessoas, agindo predominantemente de acordo com suas experiências, percepções e motivações, que carecem por isso de certa identidade de propósitos e intenções para que seus esforços produzam resultados previsíveis e desejáveis. O que pode ser obtido através de treinamento, nas suas mais variadas formas. Complexo, no entanto, porque é meio vaga a idéia do que seja uma organização eficiente, dotado das características positivas, resultantes de consenso e aprovação.
- A ADMINISTRAÇÃO NO BRASIL No Brasil, as preocupações com o ensino de Administração chegaram muito tarde. Muitos autores indicam que a instalação de cursos de Administração no Brasil é contemporânea à instalação da grande empresa multinacional (a partir da década de 1940). Realmente, há uma coincidência histórica no período de ocorrência desses eventos. A administração esta migrando de uma visão singularmente técnica do papel do Administrador para uma visão e papel multi e interdisciplinar/funcional. Hoje exige-se do Administrador possuir e combinar as seguintes habilidades necessárias e indispensáveis na função de gestor de organizações: Habilidade Técnica, Habilidade conceitual e Habilidade Humana.
Um dos maiores desafios atuais para o domínio da ciência administrativa para uma posterior prática correta, é superar a postura de superficialidade com que são tratadas e desenvolvidas as matérias de formação básica e instrumental dos cursos de graduação.

- PERSPECTIVAS

Relacionados