Feo-hifomocose.

495 palavras 2 páginas
Feo-Hifomocose.
Feo-hifomicose (FHM) caracteriza um grupo de infecções causadas por fungos da família Dematiaceae, saprofíticos do solo, vegetais em decomposição e que, em parasitismo, apresentam grande variedade morfológica. A FHM subcutânea, forma clínica mais comum, manifesta-se como lesões nodulares, verrucosas ou císticas, adquirida por implantação traumática, ocorrendo em pacientes imunodeprimidos ou não.
A Feo-hifomicose Subcutânea é uma doença causada por fungos demáceos que acomete principalmente indivíduos imunocomprometidos e geralmente cursa com lesões localizadas nos membros inferiores. Os autores relatam um caso de feo-hifomicose Subcutânea em um paciente imunocompetente, com localização atípica- na hemibolsa escrotal esquerda, tratado com sucesso com fluconazol sistêmico associado à excisão cirúrgica.
Feo-hifomicose é um termo utilizado para denominar, infecções oportunistas, cutâneas e sistêmicas, causadas por várias espécies de fungos demáceos, principalmente dos gêneros Wangiella, Alternaria e Exophiala.
Os autores relatam um caso de feo-hifomicose subcutânea em um paciente imunocompetente, com localização atípica- na hemibolsa escrotal esquerda-,tratado com sucesso com fluconazol sistêmico associado á excisão cirúrgica.
Lesão ulcerada (aspecto gomoso) na perna esquerda de paciente com feo-hifomicose subcutânea

Casos humanos de feo-hifomicose registrados no Brasil.

Feo-hifomicose A,B,C,D - Corte histológico corado pela hematoxilina-eosina, notando-se hifas e células leveduriformes de tonalidade ocre (dermacióides), curtas ou alongadas, regulares, distorcidas ou dilatadas (630 X).Foto micrografias por Edward Porto.

Classificação clínica da feo-hifomicose e seus principais agentes etiológicos (segundo McGINNIS11)

Resultados
A análise histopatológica, utilizando a coloração hematoxilina-eosina, em todos os casos estudados, demonstrou a presença de cistos dérmicos marginados por processo inflamatório granulomatoso, constituído

Relacionados