Fenonemos de trasnporte

3328 palavras 14 páginas
Questão 1 (adaptada de prova NP1 do curso de Psicologia). Reflita sobre a tira apresentada a seguir. Fonte: http://www2.uol.com.br/adaoonline/v2/tiras/lavie/tiras/caminho1.htm
Analise as afirmações abaixo.
I. Analisando apenas os elementos presentes na tira, a personagem poderia inclusive orientar o caminho a ser tomado por critérios aleatórios.
II. O fato da personagem expressar uma vontade de “não se dar mal” é suficiente para afirmamos que seu comportamento não é ético.
III. Os elementos apresentados na tira não permitem um juízo ético da personagem.
IV. Não se pode traçar um paralelo entre a tira e as situações frente as quais devemos nos posicionar eticamente.
Assinale a alternativa correta.
a) É verdadeiro o que se afirma em I, mas é falso o que se afirma em III.
b) É verdadeiro o que se afirma em II, mas é falso o que se afirma em I.
c) É verdadeiro o que se afirma em I, mas é falso o que se afirma em II.
d) É verdadeiro o que se afirma em IV, mas é falso o que se afirma em I.
e) Todas as afirmações são falsas.
Questão 2 (adaptada de prova NP1 da disciplina Interpretação e Produção de Textos). “Garrafa de refrigerante”, “pratinho de bolo” e “copo de plástico” são termos que recuperam uma prática social: festa de aniversário. No entanto, no anúncio da figura a seguir, elementos linguísticos reforçam o uso desses termos com outra intenção. Aponte o único elemento (linguístico e contextual) que não é utilizado com a função de reforçar uma preocupação com o rio Tietê:

Fonte: Folha de S. Paulo, 22/09/2005, p. C -1.
a) Nem.
b) Muito menos.
c) Por favor.
d) Hoje.
e) Mas.

Questão 3 (adaptada de prova NP1 da disciplina Interpretação e Produção de Textos). Leia o texto abaixo, analise as sentenças a seguir e assinale a alternativa correta.
A sociedade brasileira é violenta, sim; cordialmente violenta, desde a colonização. Mas o clima de medo em que vivemos hoje, incentivado e fomentado por programas pseudojornalísticos no rádio e na tv,

Relacionados