Fenomenos

Páginas: 6 (1317 palavras) Publicado: 23 de outubro de 2013
1. INTRODUÇÃO

Nesse experimento procurou-se determinar o teor de ácido acético encontrado em duas amostras de vinagre de limão, das marcas Castelo e Minhoto, adquirido no supermercado LÍDER. Pela razão do ácido acético ser um ácido fraco (Ka = 1,753 x 10-5 ), foi utilizada a técnica de titulação ácido-base com uma solução NaOH (Hidróxido de sódio) base forte, usando fenolftaleína comoindicador.




































2. REFERENCIAL TEÓRICO
O ácido acético vem da família dos ácidos carboxílicos e possui dois carbonos na sua estrutura. Podendo assim também ser chamado de ácido etanoico. É encontrado no dia a dia mais comumente na sua forma impura, chamada de vinagre. Quando ele está completamente livre de água é conhecido como ácidoacético glacial. Possui essa nomenclatura já que o frasco fica com um aspecto esbranquiçado, como se estivesse congelado.
O termo vinagre, deriva do francês “vinaigre”, quer dizer vinho “agre” ou “azedo”. O vinagre é um contaminante indesejável na fabricação de vinhos. O vinho não acondicionado devidamente entra em contato com o oxigênio que favorece a reprodução de leveduras e bactérias,produzindo um ácido que dá o gosto picante. É, entretanto, um composto bastante utilizado no preparo de alimentos.
Atualmente a produção do vinagre envolve dois tipos de alterações bioquímicas: uma fermentação alcoólica de um carboidrato e uma oxidação deste álcool até ácido acético.
Emprega-se uma fermentação por leveduras para produção do álcool. A concentração alcóolica é ajustada entre 10 a 13%sendo então exposta às bactérias do ácido acético (no processo aeróbio), que vai oxidar a solução alcóolica até que se produza o vinagre na concentração desejada.
A acidez do vinagre comercial corresponde ao teor de ácido acético, que é seu componente mais importante da oxidação do álcool no processo de acetificação. O vinagre para consumo deve ter entre 4 e 6% (m/v) de ácido acético. Alegislação brasileira estabelece em 4% o teor mínimo de ácido acético para o vinagre comercial.
A amilase salivar, importante no processo digestivo, tem um pH entre 6,0 e 7,0 variação favorável à ação digestiva da ptialina (alfa-amilase) responsável pela digestão dos amidos, ainda na boca; o vinagre, um ácido por excelência, altera todo o pH da saliva e interrompe a digestão dos amidos, que deveria serali iniciada.
O pH do Vinagre é idêntico ao do suco estomacal, ou seja de pH = 3,0. O pH do estômago tem como objetivo dissolver os alimentos para serem absorvidos no intestino. Mas a concentração da solução ácida no estômago é regulada para favorecer a digestão, e um acréscimo da concentração de ácidos pode causar azia, úlceras e mal estar.
O aumento da concentração de ácidos que o Vinagrepromove no trato digestivo pode também desfavorecer a digestão dos alimentos no segmento intestinal. Todo o quimo (massa alimentar processada no estômago) que é enviado para o duodeno sofre a ação de outro suco digestivo, o entérico, com substâncias para digerir proteínas, carboidratos e gorduras.
As secreções dessas substâncias neutralizam o ácido estomacal do quimo e criam um pH adequado para aação das enzimas pancreáticas (amilase, tripsina, quimotripsina, lípase etc. Se o pH neste processo é alterado em sua concentração por alimentos excessivamente ácidos (o caso do vinagre), há o comprometimento das enzimas do pâncreas.
O Vinagre além das aplicações na culinária possui uma suposta aplicação terapêutica que traria benefícios para artrite, osteoporose, reumatismo, pressão alta, gota,bursite, arteriosclerose, enfartos, derrames, fadiga crônica, dores de cabeça crônica, diabetes, rinites, doenças degenerativas e acúmulo de cálcio no sangue.
Existem diversos tipos de vinagres produzidos dependendo do tipo de material usado (sucos de frutas, xaropes contendo amiláceos hidrolisados). O vinagre de limão é um fermentado acético de álcool, água, suco concentrado de limão e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Fenomenos
  • Fenomenos
  • fenômenos
  • Fenomenos
  • Fenomenos
  • Fenomenos
  • Fenomenos
  • fenomenos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!