Fenomenos Fisicos e Quimicos

Páginas: 5 (1085 palavras) Publicado: 15 de maio de 2014
CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DOS CAMPOS GERAIS
ENGENHARIA CIVIL











TRABALHO DE QUÍMICA GERAL















PONTA GROSSA
2014
CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DOS CAMPOS GERAIS
ENGENHARIA CIVIL
AUGUSTO SANSANA
PAULO KONRAD
SILVIA D. MATOS SANTOS
TAINA LOUISE MEIRA










TRABALHO DE QUÍMICA GERAL



Trabalho apresentado como critério deavaliação parcial para o primeiro bimestre do primeiro período da disciplina de química geral do curso de Engenharia Civil – Noturno.








2014
TÍTULO
FENÔMENOS FÍSICOS E FENÔMENOS QUÍMICOS


OBJETIVOS:
- Verificar experimentalmente as diferenças entre fenômenos físico e fenômenos químicos.


INTRODUÇÃO:
Os fenômenos físicos são caracterizados por não alterar a natureza do material,ou seja, o material ou substância não perde sua característica estrutural fundamental: a estrutura das suas moléculas. Elas podem se agitar, se desarrumar, porém, não se modificam estruturalmente (FELTRE, 2004, vol 1, p. 61). No geral, possibilitam que a substância volte ao seu estado inicial. A mudança de estado físico da matéria é um exemplo de transformação física: com o aumento da temperaturada substância, ela passa do estado sólido para o líquido (fusão), do líquido para o gasoso (evaporação, sublimação ou calefação, dependendo da quantidade de calor fornecido e da velocidade com que ocorre). A nível microscópico, quando ocorre o aumento de temperatura, as moléculas vão ganhando energia e ficam mais agitadas, ocupando espaço maior e volume menos definido. Ou pode ocorrer o contrário:com a diminuição de temperatura, a substância passa do estado gasoso para o líquido (condensação), e do líquido para o sólido (solidificação). A nível microscópico, diminuindo-se a temperatura, diminui-se a energia das moléculas, diminuindo-se a agitação entre elas, e a substância passa a ocupar um volume menor e mais definido.
Já as transformações químicas são caracterizadas pela quebra dasmoléculas das substâncias que reagem entre si – os reagentes – e seus átomos que se reagrupam de formas diferentes das iniciais, formando novas substâncias – os produtos (FELTRE, 2004, vol 1, p. 61). Algumas reações químicas são reversíveis, como a reação que ocorre nas lentes do tipo transitions,que possuem íons Ag+ e Cu+, que na presença de luz, reagem formando Ag e Cu²+. Como a prata é escura, elaescurece a lente, protegendo os olhos da luz. Na ausência de luz, a reação é reversa, formando novamente os íons Ag+ e Cu+, que são ambos incolores, deixando a lente transparente (FELTRE, vol 2, p157) .

Em geral, durante uma transformação química, ocorre liberação de energia (em forma de calor, luz ou explosão), liberação de gases, mudança de cor ou formação de precipitado (FELTRE, 2004, p.62), podendo ocorrer mais de uma manifestação em uma única reação.



MATERIAIS UTILIZADOS:
- Bico de Gás/Bico de Bunsen;
- Agua Destilada;
- Tubo de Ensaio;
- Solução de Sulfato de Cobre;
- Pinça metálica;
- Solução de Fenolftaleína;
- Tira de Magnésio (Mg)
- Chumaço de Bombril;
- Conta gotas;
- Estante para tubo de ensaio;
- Placa de Petri
-


PROCEDIMENTO:
1º Procedimento –Aquecimento do Magnésio – Para aquecer o Magnésio (Mg) pegou-se uma tira de magnésio e com o auxílio de uma pincha metálica o material foi levado para aquecer na chama do bico de gás. O resíduo gerado foi depositado numa Placa de Petri ao qual foram adicionadas 02 gotas de água (H2O) e 02 gotas Fenolftaleína.

5º Procedimento – Ferro (Fe) submetido a Ação de Sulfato de Cobre (CuSO4) – Pegou-seum tubo de ensaio e foi colocado um chumaço de Bombril no fundo do tubo, em seguida com o auxílio de um conta gotas foi acrescentado solução de Sulfato de Cobre (CuSO4) em quantidade suficiente para cobrir todo o chumaço de Bombril.


RESULTADOS:
5º Procedimento – Ferro (Fe) submetido a Ação de Sulfato de Cobre (CuSO4)
- Alteração da coloração do Bombril de metálico para cobreado;
-...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • FENÔMENOS FÍSICOS E FENÔMENOS QUÍMICOS
  • FENÔMENOS FÍSICOS E FENÔMENOS QUÍMICOS
  • Fenômenos Químicos e Fenômenos Físicos”
  • Diferença entre: Fenômeno Físico e Fenômeno Químico
  • Relatório: fenômeno físico e fenômeno químico
  • Relatório de Fenômenos Físicos e Fenômenos Químicos
  • Fenômenos físicos e químicos
  • fenomenos fisicos e quimicos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!