Fenomenos dos transportes

Páginas: 6 (1295 palavras) Publicado: 22 de outubro de 2013

RELATÓRIO SOBRE A AULA NO LABTERMO
REPORT ABOUT THE LABTERMO CLASS

PANATA, Leonardo Hugen
Graduando em Engenharia Elétrica – UFSC/Florianópolis





RESUMO
Este trabalho apresenta as fundamentações teóricas necessárias na disciplina de fenômenos dos transportes para a execução e o entendimento das experiências propostas e realizadas em laboratório, bem como apresenta também oprocedimento experimental e os resultados visualizados. Os resultados aqui mostrados provém de estudos pré realizados pelos professores e graduandos responsáveis pelo laboratório LabTermo/UFSC.
Palavras-chave: experiências, laboratório, disciplina, fenômenos, transportes.
ABSTRACT
This paper presents the theoretical foundations necessary at transport phenomena discipline for the implementation andunderstanding of the proposals and made experiences ​​in the laboratory, and also presents the experimental procedure and the results displayed. The results shown here comes from preclinical studies conducted by professors and university students responsible for LabTermo / UFSC laboratory.
Keywords: experiments, laboratory, discipline, phenomena, transport.







1. INTRODUÇÃO

Esterelatório visa mostrar os resultados finais obtidos após a experimentação prática proposta em sala de aula. Estes experimentos são respectivamente: o experimento de Reynolds – visualização do regime de escoamento, a mesa d’água para a visualização do escoamento interno e externoe, por fim, a bancada para a visualização da perda de carga.
Estas 3 (três) tarefas foram realizadas com o acompanhamentoexplicativo e tutorial do professor Engº Edevaldo Brandílio Reinaldo


2. CONCEITOS E EXPERIMENTOS

2.1. Experimento de Reynolds
Apresentado por Osborne Reynolds, em 1883, tem como função a demonstração da existência de dois regimes de escoamento: o regime laminar e o turbulento. Para tal é utilizado um tubo transparente, no qual a água escoa, partindo de um reservatório onde se encontraem repouso. Um filete de tinta é injetado na corrente de água, permitindo a visualização do escoamento através do comportamento deste filete. Se o filete escoa de forma retilínea ao longo da tubulação, sem ocorrer uma mistura efetiva com a água, então o escoamento é dito laminar. Caso haja uma mistura rápida com a água, resultando no desaparecimento do filete, o escoamento atinge o regimeturbulento. Normalmente, em tubulações, admite-se que o escoamento seja laminar para Re < 2300, laminar ou turbulento, dependendo das condições do escoamento na tubulação, para 2300 < Re < 4000. Para Re > 4000, o escoamento atinge o regime turbulento. Re representa o Número de Reynolds (adimensional), sendo dados pelo produto entre a massa específica do fluido, a velocidade média na tubulação, e o diâmetrointerno da tubulação, dividido pela viscosidade absoluta do fluido. Para a redução do nível de agitação da água no reservatório é necessário que esta permaneça em repouso por um tempo superior a uma hora, evitando-se assim a formação de escoamentos secundários dentro do tubo. Estes escoamentos secundários promovem distorções no filete de tinta que passa a assumir formas diversas, girando ao longodo eixo central do tubo.
Outros detalhes importantes devem ainda ser observados, como a introdução da tinta (azul de metileno), antes da entrada da tubulação, pois o tubo de injeção também perturba o escoamento. Também a forma de entrada da tubulação merece atenção especial, sendo recomendada uma entrada de perfil elíptico, como uma boca de sino, evitando-se a formação de vórtices noescoamento.
Com esta série de cuidados, pode-se manter o regime laminar para valores fora da faixa apresentada acima, chegando-se a Re > 8000. Estes valores, logicamente, são valores especiais de laboratório, enquanto as faixas especificadas aplicam-se para tubulações normais, e servem como regra geral para escoamentos na prática.

















Figura 1: Regime turbulento....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Fenomenos de transporte
  • Fenomenos de transporte
  • Fenomenos de transporte
  • fenomenos de transporte
  • Fenômenos de transporte
  • fenomenos de transporte
  • Fenômeno de Transporte
  • Fenomenos dos Transportes

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!