FENOMENOS DE TRANSPORTE TRABALHO DA DP

2414 palavras 10 páginas
UNIVERSIDADE PAULISTA
CAMPUS SOROCABA
INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLOGIA

FENÔMENO DOS TRANSPORTES
PRIMEIRO TRABALHO DA D.P.

Prof. Dr. Irval Cardoso de Faria
DATA:
Nome:
RA:
Turma:

SOROCABA
2015
1. DEFINICÃO DE UM FLUIDO
São substâncias que podem escoar movendo as partículas e mudando a posição relativa, sem desintegração da massa, não oferecendo praticamente resistência à deformação e se adaptando às formas dos recipientes que os contém.
É também definido como uma substancia que se deforma continuamente sob a aplicação de uma tensão de cisalhamento (tangencial), por menor que seja esta tensão.

Seja um sólido preso entre duas placas planas, uma inferior fixa e uma superior submetida a uma força tangencial Ft (na direção do plano da placa) como mostrado na figura (a). Mantida a Ft constante, nota-se que o sólido se deforma angularmente até alcançar uma nova posição de equilíbrio estático.
Nessa posição as tensões internas equilibram a força externa aplicada e somente uma variação da força Ft faria com que houvesse uma modificação da nova configuração do sólido.
Pode-se dizer, então que um sólido submetido a uma força tangencial constante, deforma-se angularmente, mas atinge uma nova configuração de equilíbrio estático.
Nesta nova configuração, o sólido atinge o seu limite elástico e a deformação é diretamente proporcional à tensão de cisalhamento . (A = área da superfície em contato com a placa)
Na experiência descrita na figura (b) é colocado um fluido entre as duas placas. Sendo a placa inferior fixa e a superior móvel, ao se aplicar a força tangencial Ft na placa superior, esta irá se deslocar.
A primeira observação importante nessa experiência é que pontos correspondentes do fluido e da placa continuam em correspondência durante o movimento; assim, se a placa superior adquire uma velocidade v, os pontos do fluido em contato com ela terão a mesma velocidade v, e os pontos do fluido

Relacionados

  • arquiteto
    20219 palavras | 81 páginas
  • GRECO Rog rio Curso de direito penal vol 1 1
    470367 palavras | 1882 páginas
  • Sistemas distribuidos e redes de computadores
    87015 palavras | 349 páginas
  • gramatica
    460168 palavras | 1841 páginas