fenomenologia da depressao estadolimite

10063 palavras 41 páginas
ARTIGOS

Fenomenologia da depressão estado-limite 1 *
Kimura Bin

Depois que o conceito de borderline ou de “estadolimite” foi constituído, seu emprego se generalizou rapidamente na psiquiatria contemporânea.
Esse conceito está edificado inicialmente na fronteira entre as psicoses esquizofrênicas e as neuroses. Na psicanálise, a psicogênese do estado-limite foi principalmente formulada em termos de teoria de relação de objeto. Supõe-se que os doentes estado-limite fracassaram, na sua primeira infância, ao integrar suficientemente, nas relações, sua imagem do eu à imagem primordial do objeto materno.
Neste trabalho, postulando a clivagem como o transtorno gerador, é fornecido um fundamento teórico para o parentesco – suposto primeiramente do ponto de vista puramente clínico – entre o estado-limite e a esquizofrenia.

1. Texto redigido a partir da conferência proferida em Zurique, em 21 de novembro de 1983, por ocasião da entrega do Prêmio Margrit Egner ao Prof. Kimura.
* Texto traduzido por Duda C. Araujo e revisado por Martha Gambini, que fazem parte de um grupo de leituras heideggerianas, que tenta pensar a prática clínica à luz da filosofia de Martin Heidegger. Nesse trabalho, o grupo conta com a valiosa companhia do Prof. Zeljko Loparic, que é também o responsável pela apresentação dos escritos do Prof. Kimura ao público brasileiro.

11

R

E

V

I

S

T

A

LATINOAMERICANA
DE

PSICOPATOLOGIA

F U N D A M E N T A L

12

Depois que o conceito de borderline ou de “estado-limite” foi constituído, seu emprego se generalizou rapidamente na psiquiatria contemporânea. Publicado em 1980 nos EUA, e traduzido pouco depois no Japão, o DSM-III 2 propôs critérios diagnósticos operacionalizados da personalidade limite (Borderline Personality Disorder). É sem dúvida nesses dois países que as expressões “caso-limite”, “estado-limite”, “personalidade estado-limite” por exemplo, são mais correntemente empregadas.
Esse conceito está edificado inicialmente na fronteira entre as

Relacionados