''Fenomemo Rolezinho''

782 palavras 4 páginas
1ª ATIVIDADE AVALIATIVA – “FILME ESCRITORES DA LIBERDADE”

DISCIPLINA DE PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO

Fabiana Aparecida Sacramento

Professora Mônica C. Combat Barbosa

Belo Horizonte
2014
Atividades

1- Sobre o filme “ Escritores da Liberdade”, discuta sobre o papel da educação no processo formativo do adolescente.

O papel da educação no processo formativo do adolescente é de contribuir para a formação humana, dentro das condições culturais, promovendo princípios de solidariedade, respeito, valor e conhecimento para uma autonomia e para a sua formação profissional. Tem o papel de adequar conteúdos curriculares e extra -curriculares de acordo com a realidade social, e também organizar e estabelecer metodologias educacionais no qual cada grupo de discente esta inserido.

2- Cite impeditivos no tocante da atuação dos agentes da educação (no caso, em especial, o professor e o diretor) no filme remontando a realidade educativa atual.

O posicionamento pedagógico, político e ético do diretor escolar da instituição de ensino de acordo com o Regimento Escolar e a Proposta Pedagógica. A função do docente em hierarquia, acatando ordens da direção escolar que pensa que o importante é somente lecionar os conteúdos e nada mais além que os limites propostos para a sua sala de aula. Alguns docentes buscam modificar e na maioria das vezes não se posicionam para defender suas opiniões e resistir às criticas e dificuldades no cotidiano escolar por não se comprometerem a tentar inovar para uma melhor qualidade no ensino devido receio dessas críticas que recebem e outros esperam que autoridades escolares (diretores), proprietários das de escolas busquem iniciar a mudança ou permitam que eles façam algo como docentes para modificar os discentes.

3- Como seria se houvesse um psicólogo escolar na escola Wilson?
Seria um grande mediador de conflitos com uma intervenção na prática com os alunos, professores e

Relacionados