FENOLOGIA DE CINCO VARIEDADES DE FEIJAO COMUM TRADICIONAIS DO ACRE

Páginas: 19 (4592 palavras) Publicado: 31 de janeiro de 2015
1 APRESENTAÇÃO

O mehoramento genetico vem contribuindo de forma significativa para o avanço da agricultura, cultivares com um bom desenvovilmento de produtividade e mellhor adaptaçao ao ambiente e ao clima vem sendo bastante utilizado, para que se haja sucesso em programa de melhoramento e importante que se tenha etapas, como a escolha de genitores para que produza individuos com uma melhorcombinação de alelos favoraveis.
O melhoramento de plantas é uma valiosa estratégia para o aumento da produtividade de forma sustentável e ecologicamente equilibrada. Atualmente estudos vem contribuido de forma significativa para melhorar o manejo e aumentar o rendimento das plantas, com isso vem se indentificado variedades com potencial satifastoria para ser explorado.
Algumas característicasfrequentemente consideradas em programas de melhoramento são a produtividade de grãos, resistência às doenças, qualidade nutricional, sendo a grande maioria caracteres quantitativos. O melhoramento de plantas tem sido conduzido com alguns objetivos específicos. .
Assim, há necessidade de se identificar variedades de potencial morfológico e agronômico em uso,neste sentido estudo que caracterizea fenologia de variedades, assim como a morfologia sao de estrema importacia, pois fornece informacoes que ajudam na escolha de cultivares para o plantio.
O presente trabalho tem como objetivo avaliar a fenologia das variedades tradicionais de feijoeiro comum cultivados no estado do Acre. Mediante a necessidade de se caracterizar geneticamente as populações de feijoeiro comum, têm-se osseguintes objetivos: Estimar a fenologia onde se sao divididos em fase vegetativa e fase reprodutiva de 5 variedades de feijão tradicionais cultivados no Acre. Fase vegatativa: a) VO caracterizado pelo aparecimento da radicula; b) V1 caracterizado pela emergência, onde se observa a presença dos cotilédones; c) V2 se caracteriza pelo desdobramento das folhas primárias; d) V3 caracterizado quando se iniciaa abertura da primeira folha trifoliada; e) V4 é o periodo onde a terceira folha está desdobrada. Fase reprodutiva: a) R5 Ocorre a passagem do estádio vegetativo para o reprodutivo; b) R6 caracterizado pela primeiras flores abertas; c) R7 se caracteriza pelo aparecimento das primeiras vagens; d) R8 se inicia se com o enchimento da primeira vagem; e) R9 é caracterizado pela mudança de cor davagem.


.

2 PROBLEMA E HIPÓTESE

O objetivo do agricultor de qualquer empreendimento agrícola é obter lucratividade máxima. No caso do feijoeiro, isso é conseguido por meio de redução nos custos de produção, aliada à maior produtividade possível por área. Em qualquer uma dessas opções, a escolha do cultivar apropriado – o material genético – é parte integrante. Assim, a diminuição doscustos pode ser obtida, por exemplo, por meio da redução no uso de fungicidas, o que pode ser conseguido com a adoção de cultivares resistentes aos patógenos. Já o aumento da produtividades depende de fatores ambientais e também dos cultivares (genéticos).
A obtenção de novos cultivares que substituam com vantagem os já existentes é um desafio crescente para os melhoristas. Isso porque asexigências são cada vez maiores com relação à resistência aos diferentes patógenos, a plantas mais eretas, a grãos com tamanho, cor e formato dentro dos padrões comerciais, com boas propriedades culinárias, além de estabilidade associada à alta produtividade de grãos. Grande parte dos agricultores locais não adquire sementes, uma vez que reutilizam as suas próprias ou de vizinhos. Por causa das misturasmecânicas, da ocorrência de mutação e dos milhares de indivíduos que são anualmente semeados, pode-se esperar que seja alta a variabilidade no material em uso pelos agricultores há um longo tempo, essa variabilidade entre e dentro do material em uso pelos agricultores é responsável, pelo menos em parte, por certa estabilidade de produção nas diferentes safras. As variedades tradicionais de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Avaliação de variedades de feijão
  • Resumo gramática tradicional e senso comum
  • Avaliacao da produtividade de tres variedades de feijao nhemba no distrito de Cuamba
  • Fenologia
  • Fenologia
  • MULTICULTURALISMO E DIVERSIDADE CULTURAL: COMUNIDADES TRADICIONAIS E A PROTEÇÃO DO PATRIMÔNIO COMUM DA HUMANIDADE
  • Fenologia
  • Acre

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!