Fenda Dupla

Páginas: 2 (389 palavras) Publicado: 18 de novembro de 2014
Sir Isaac Newton (1642-1727) defendia a hipótese de que a luz era constituída de corpúsculos. Os principais fenômenos óticos (reflexão e refração) podiam ser explicados com o uso da teoriacorpuscular. Este modelo era combatido por Christiaan Huygens (1629-1695), que defendia a teoria ondulatória. No entanto, a autoridade científica de Newton fez prevalecer sua teoria por mais de um século. Porvolta de 1801, uma bela experiência realizada por Thomas Young (1773-1829) resolveu a questão favoravelmente a Huygens. A experiência de Young provou que a luz era uma onda, porque os fenômenos dadifração e da interferência, por ele descobertos, eram características exclusivamente ondulatórias. Veremos mais adiante, que a dualidade partícula-onda, proposta por de Broglie, sugeriu a possibilidadede ocorrência desses fenômenos para o caso de partículas.
A experiência da dupla fenda consiste em deixar que a luz visível se desfragmente através de duas fendas, produzindo bandasnum intensificador de imagem. As bandas formadas, ou padrões de interferência, mostram regiões claras e escuras que correspondem aos locais onde as ondas luminosas interferiram entre si construtivamente edestrutivamente.
Ao passar pelo feixe de elétrons por uma destas fendas, com a outra fechada, obtemos numa tela plana colocada atrás da fenda uma certa figura de distribuição das intensidades; da mesma maneiraobtemos outra figura semelhante à primeira abrindo a segunda fenda e fechando a primeira.
Isso pode ser explicado simplesmente se for observado que em pontos mais distantes do lado direito da figura chegam primeiro do que as ondas do lado esquerdo ocasionando um atraso no comprimento de onda original(que estavam exatamente sobrepostos no ponto central entre as fendas) gerando uma destruição ouconstrução da luz.
O experimento da fenda dupla é um dos mais intrigantes que temos acesso em um primeiro contato com a teoria quântica, pela sua complexidade técnica. Qualitativamente ele mostra a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • dupla fenda
  • Dupla fenda
  • Fenda Dupla
  • Interferência por fenda dupla de young
  • Interferência por fenda dupla de young
  • Fendas Glóticas
  • Fendas Labiais
  • Fendas palatinas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!