Fen Menos Clim Ticos E Atmosf Ricos

1151 palavras 5 páginas
Fenômenos Climáticos e Atmosféricos

Nome: Beatriz Menezes Nº 8 2ºA
Os Fenômenos Atmosféricos
Chuva
Orvalho
Geada
Brisas
Ventos
Furacões
Efeito estufa

Geada (Hidrometeoro) é a formação de uma camada de cristais de gelo na superfície ou na folhagem exposta devido à queda de temperatura da superfície abaixo de zero grau Celsius.
Quando a temperatura do ar de uma região cai abaixo do ponto de congelamento da água (0° C), pode ocorrer uma geada. Ela ocorre, pois o vapor de água existente no ar, ao cair da noite, se transforma em cristais de gelo.

Estes cristais de gelo costumam cobrir a vegetação, originando ao amanhecer uma linda paisagem. Porém, a geada dificulta o desenvolvimento das plantas. Isto ocorre, pois a seiva das plantas pode congelar, impossibilitando o perfeito funcionamento das células vegetais. Os frutos também são prejudicados, uma vez que a baixa temperatura dos cristais de água pode queimá-los, principalmente, quando estão no começo do desenvolvimento.

Chuva (Hidrometeoro) é um fenômeno meteorológico que consiste na precipitação de água no estado líquido sobre a superfície da Terra. Nem todas as chuvas atingem o solo, algumas evaporam-se enquanto estão ainda a cair, num fenômeno que recebe o nome de virga e acontece principalmente em períodos/locais de ar seco.
A chuva é devida a condensação do vapor de água existente na atmosfera. Do solo úmido e das águas dos mares, lagos, rios, sobem continuamente para atmosfera vapores da água aquecida. Estes vapores elevam-se a alturas consideráveis. Como o ar não tem a sua temperatura constante, se numa certa região se resfria sob a influência de qualquer causa, pode o resfriamento ser tal que o vapor de água existente nessa região atmosférica tome o estado de saturação e passe em seguida ao estado liquido.Em consequência de o resfriamento ir aumentando, condensando-se então em pequeníssimas gotas e com tão fraca densidade que fiquem em suspensão na atmosfera como pó

Relacionados

  • Resumos
    169053 palavras | 677 páginas
  • mecanicas dos fluidos
    54853 palavras | 220 páginas