Fenômenos naturais

Páginas: 3 (560 palavras) Publicado: 20 de outubro de 2014
Fenômenos Naturais

1- Nome da placa tectônica dos EUA e Brasil.
Placa Norte-Americana; Placa Sul-Americana.

2- Explique os três movimentos das placas.
Há três tipos de movimentos:convergente (quando duas se chocam), divergente (quando se movimentam em direções contrárias) e transformante (separa placas que estão se deslocando lateralmente).

3- Porque não há grandes terremotos noBrasil?
Os terremotos que são originados da movimentação das placas não acorrem em nosso país porque o território brasileiro localiza-se em cima de uma só placa, a Sul-Americana. Já países que seencontram nas bordas das placas estão mais propícios a abalos sísmicos, como é o caso do Equador, Chile e Peru.

4- Escreva o lugar, a intensidade (escala), ano dos 5 maiores terremotos (consequência equantidade de mortos).

Shensi, China, 1976 – 250 mil mortos
O terremoto devastou uma área de aproximadamente 8 km da cidade, destruindo diversas de suas fábricas, 85% de seus edifícios e inundandomuitas de suas minas. Os abalos sísmicos também causaram alguns danos às cidades de Qinhangdao, Tianjin e Beijing.
Escala 7.5.
 Tangshan, China, 1976 – 250 mil mortos
O terremoto devastou uma áreade aproximadamente 8 km da cidade, destruindo diversas de suas fábricas, 85% de seus edifícios e inundando muitas de suas minas. Os abalos sísmicos também causaram alguns danos às cidades deQinhangdao, Tianjin e Beijing. Escala 7.5.

Kwanto, Japão, 1923 – 143 mil mortos
O mega tremor de 1º de setembro de 1923 atingiu as principais cidades do Japão. Só em Tóquio e Yokohama, mais de 60 milpessoas morreram nos incêndios causados pelo abalo. Logo depois desse terremoto, a profundidade da baía de Sagami, no sul de Tóquio, aumentou mais de 250 metros em alguns pontos.
escala de 7.9.Messina, Itália, 1908 – 120 mil mortos
Em 28 de dezembro de 1908, o sul da Itália sofreu com um grande terremoto que devastou as regiões da Sicília e da Calábria. Para complicar ainda mais as coisas, o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Fenômenos Naturais
  • Fenômeno natural
  • Fenômenos naturais
  • Fênomenos naturais
  • Fenômenos Naturais
  • Fenomeno natural
  • Fenomenos Naturais
  • Fenomenos naturais

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!