Fenômenos Naturais

Páginas: 7 (1717 palavras) Publicado: 29 de maio de 2014
Fenômenos Naturais
Um fenômeno natural é um acontecimento não artificial, ou seja, que ocorre sem a intervenção humana. Nota-se que até as ações humanas (um automóvel em andamento, por exemplo) continuam sempre sujeitas às leis naturais, contudo, não são consideradas, neste sentido, fenômenos naturais, já que dependem do arbítrio ou vontade humana. Os fenômenos naturais podem, influenciar avida humana que a eles está sujeita, como a epidemias, às condições meteorológicas, desastres naturais, etc. Repare-se que, na linguagem vulgar, fenômeno natural aparece quase sempre como sinônimo de evento incomum, espantoso ou desastroso sob a perspectiva humana. Contudo, a formação de uma gota de chuva é um fenômeno natural da mesma forma que um furacão.


Arco-Íris
Arco-Íris é um fenômenometeorológico e óptico que ocorre quando a luz solar incide sobre as gotículas de água da chuva.
Como a luz solar é composta por diferentes cores, estas refletem ao curvarem-se nas gotas de água. Neste processo, as cores se separam como ocorre num prisma de vidro. Desta forma, podemos ver no céu as faixas de cores (vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, anil e violeta).
Para observamos umarco-íris é necessário que estejamos localizados numa região entre o sol e a chuva.






Aurora Boreal e Austral
As auroras boreal e austral são fenômenos visuais que ocorrem nas regiões polares de nosso planeta. Podem ser visualizadas, no período noturno ou final de tarde, a olho nu nas regiões onde ocorrem. São verdadeiros shows de luzes coloridas e brilhantes, que ocorrem em função docontato dos ventos solares com o campo magnético do planeta Terra.
Quando este fenômeno ocorre em regiões próximas ao polo norte é chamado de aurora boreal e quando aconteceu no polo sul é chamado de aurora austral. Estes fenômenos são mais comuns entre os meses de fevereiro, março, abril, setembro e outubro.
A aurora boreal pode aparecer em vários formatos: pontos luminosos, faixas no sentidohorizontal ou circulares. Porém, aparecem sempre alinhados ao campo magnético terrestre. As cores podem variar muito como, por exemplo, vermelha, laranja, azul, verde e amarela. Muitas vezes aparecem em várias cores ao mesmo tempo.
Em momentos de tempestades solares, a Terra é atingida por grande quantidade de ventos solares. Nestes momentos as auroras são mais comuns. Porém, se por um ladosomos agraciados com este lindo show de luzes da natureza, por outro somos prejudicados. Estes ventos solares interferem em meios de comunicação (sinais de televisão, radares, telefonia, satélites) e sistemas eletrônicos diversos.

Granizo
As gotas de água que se evaporam dos rios, mares e da superfície terrestre, quando chegam às nuvens e encontram temperaturas abaixo de -80°C, viram gelo.Congelado, o vapor de água fica com mais peso do que a nuvem pode aguentar e cai, em forma de pedra de gelo, que chamamos de granizo.
O granizo só se forma em um único tipo de nuvem, a cumulonimbus, também responsável por trovões e relâmpagos. Essa nuvem atinge até 25 km de altitude a partir da linha do Equador.



Ciclone Extratropical
Ciclone extratropical é um fenômeno meteorológicocaracterizado por fortes tempestades e ventos, que faz parte de uma família maior de fenômenos meteorológicos, a família dos ciclones. São definidos como sistemas de baixa pressão atmosférica de escala sinótica que ocorrem nas regiões de latitudes médias, onde constituem uma parte importante da circulação atmosférica ao contribuírem para o equilíbrio térmico das regiões equatoriais e das regiões polares.Um ciclone extratropical desenvolve-se através de gradientes, ou seja, diferenças de temperatura e de ponto de orvalho. Os ciclones extratropicais obtêm sua energia por métodos diferentes daqueles usados por outros fenômenos ciclônicos, tais como ciclones tropicais e as baixas polares, permitindo a sua classificação como sistemas de "núcleo frio".

Nevoeiro
Nevoeiro é uma suspensão de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Fenômenos Naturais
  • Fenômeno natural
  • Fenômenos naturais
  • Fênomenos naturais
  • Fenomeno natural
  • Fenomenos Naturais
  • Fenômenos naturais
  • Fenomenos naturais

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!