Fenômenos Naturais

Páginas: 10 (2488 palavras) Publicado: 26 de maio de 2014
Estudo para a prova de Geografia – 24/08/13

Desde sua origem a Terra sempre sofreu mudanças climáticas. Vários fenômenos naturais provocam alterações climáticas em diversas escalas de tempo: no transcorrer da história geológica, o planeta passou por vários períodos glaciais; em anos de ocorrência do fenômeno El Niño a dinâmica das massas de ar é alterada, provocando secas em algumas regiõese enchentes em outras; erupções vulcânicas lançam imensas quantidades de partículas sólidas na atmosfera e chagam a interferir no clima em escala planetária.
Entretanto, recentemente foram detectados alguns fenômenos provocados pela ação humana que têm alterado o clima do planeta bem mais rapidamente do que os acontecimentos mencionados anteriormente. Atualmente existem vários impactos causadospela ação humana: a poluição atmosférica provoca aquecimento global, redução da camada de ozônio e ocorrência de chuvas ácidas; a expansão urbana cria “ilhas de calor”, que causam desconforto térmico e agravam a concentração dos poluentes; o desmatamento altera o sistema climático ao provocar aumento da temperatura média e redução da umidade do ar, entre outros impactos.
Poluição é qualquerintervenção humana no ambiente provocando alteração do seu equilíbrio. Seus tipos são: sonora, visual, hídrica e atmosférica (alteração da composição atmosférica).
A poluição atmosférica é provocada por fontes estacionárias, como indústrias e usinas termoelétricas, e móveis, como caminhões, ônibus e automóveis. É um dos grandes problemas de saúde pública, principalmente nas grandes aglomeraçõesurbanas. Na zona rural brasileira, a prática de queimadas em canaviais e os incêndios em florestas e outras formações vegetais são os principais responsáveis pela poluição atmosférica.
Com o lançamento de gases e partículas sólidas na atmosfera, tanto pode ocorrer um desequilíbrio nas proporções de gases que já a compõem (caso da elevação da concentração de dióxido de carbono), quanto a presença degases estranhos a ela, como é o caso do dióxido de enxofre, dos óxidos de nitrogênio e do monóxido de carbono (principais causadores das chuvas ácidas). Ocorre, também, o aumento de elementos que naturalmente não aparecem na composição atmosférica, caso do chumbo, das poeiras industriais, dos aerossóis, das fumaças negras, dos hidrocarbonetos, dos solventes etc.
Alguns fenômenos naturais, comoa ocorrências de inversões térmicas, os longos períodos de estiagem ou a própria configuração do relevo, aumentam a concentração de poluentes na atmosfera ou dificultam sua dispersão.
O efeito estufa é um fenômeno natural e fundamental para a vida na Terra. Ele consiste na retenção do calor irradiado pela superfície terrestre nas partículas de gases e de água em suspensão na atmosfera. Aconsequência é a manutenção do equilíbrio térmico do planeta e a sobrevivência das várias espécies vegetais e animais que compões a biosfera. Sem esse fenômeno, seria impossível a vida na Terra.
O problema, portanto, não está no efeito estufa, mas em sua intensificação, causada pelo desequilíbrio da composição atmosférica. A crescente emissão de certos gases que têm capacidade de absorver calor, comoo metano, os clorofluorcarbonetos (CFCs) e, principalmente, o dióxido de carbono, faz com que a atmosfera retenha mais calor do que deveria em seu estado natural. Existe uma elevação da presença de dióxido de carbono na atmosfera por causa da permanente e intensa queima de combustíveis fósseis e de florestas, desde a Primeira Revolução Industrial.
Outra consequência importante do aquecimentoglobal é a alteração que pode provocar nos climas e na distribuição das plantas e vegetais pela superfície do planeta. O aumento da temperatura modifica o metabolismo das plantas e a transpiração, alterando a disponibilidade de água necessária ao seu desenvolvimento.















Visando ao enfrentamento do problema, foi realizada em 1997 a Convenção da ONU sobre Mudanças...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Fenômeno natural
  • Fenômenos naturais
  • Fênomenos naturais
  • Fenômenos Naturais
  • Fenomeno natural
  • Fenomenos Naturais
  • Fenômenos naturais
  • Fenomenos naturais

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!