FENÔMENOS ELETROSTÁTICOS NA ATMOSFER

Páginas: 4 (758 palavras) Publicado: 15 de maio de 2014
FENÔMENOS ELETROSTÁTICOS NA ATMOSFERA
É durante uma tempestade que geralmente observamos uma das mais fantásticas manifestações da eletricidade: O raio. Esse acontecimento sempre intrigou o serhumano, chegando a ser considerado, em algumas comunidades primitivas, uma manifestação divina.
Somente no século XVIII o diplomata e cientista norte-americano Benjamin Franklin conseguiu provar que oraio era uma simples descarga elétrica ocorrida entre nuvens eletrizadas e a terra. Atualmente, sabe-se que essas descargas também podem ocorrer entre nuvens de potenciais diferentes, bem como entrepartes diferentes de uma mesma, ou mesmo entre uma nuvem e o ar atmosférico.
Graças à forte ionização das partículas de ar que estão no trajeto das cargas elétricas em movimento, essas descargas sãoacompanhadas de emissão de luz, que constituem os relâmpagos. Além disso, o aquecimento brusco do ar provoca uma rápida expansão dessa massa gasosa, produzindo intensa onda de pressão, que se  anifestapor meio de um forte estrondo: o trovão.
O Relâmpago
É a emissão intensa de radiação electromagnética resultante de uma descarga electrostática naatmosfera (o raio) produzida por uma trovoada. Adescarga provoca uma corrente eléctrica de grandeintensidade que ioniza o ar ao longo do seu percurso, criando um plasma sobreaquecido que emite radiação electromagnética, parte da qual sob a formade luz no espectro visível (o relâmpago propriamente dito). O relâmpago é percebido pelo olho humano como um repentino clarão de intensa luminosidade, frequentemente com acentuada cintilação, que precedeou acompanha o trovão, embora durante a noite o relâmpago possa ser visto sem ser acompanhado pelo trovão (fenómeno conhecido por "gelação") e durante o dia o trovão possa ser ouvido sem que orelâmpago seja percebido.
O Trovão
é o som gerado pela onda de choque provocada pelo aquecimento e subsequente expansão supersónica do ar atravessado por uma descarga eléctrica (oraio) produzida por...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Fenômenos Eletrostáticos
  • Fenomenos eletrostaticos
  • Fenomenos eletrostaticos
  • fenômeno eletrostático
  • fenomenos eletrostáticos
  • Fenômenos eletrostático
  • Fisica experiência: fenômenos eletrostáticos
  • Relatório

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!