Fenômeno de Transporte

Páginas: 5 (1174 palavras) Publicado: 3 de março de 2015

...............................................................................................................................


nome do curso - módulo

Moisés alves de souza – RA: 223132015















FenÔMENOS DE TRANSPORTE
CICLOS TERMODINÂMICOS MOTORES...............................................................................................................................
Guarulhos
2015




Moisés alves de souza – RA: 223132015


















FenÔMENOS DE TRANSPORTE
CICLOS TERMODINÂMICOS MOTORES








Trabalho apresentado ao Curso de Engenharia de Controle e Automação da Faculdade ENIAC para a disciplina Fenômenos de Transportes.

Prof. Francisco Lameiras juniorGuarulhos
2015



Respostas
.............................................................................................................

Ciclo com Rankine Ideal
As usinas de potência a vapor são responsáveis pela produção da maior parte da energia elétrica do mundo. Porém, para o estudo e desenvolvimento de modelos termodinâmicos, certas idealizações devem ser consideradas,devido a grande complexidade dos sistemas de geração de potência. Nas disciplinas anteriores de termodinâmica, foi estudado o ciclo de potência de Carnot, que é o ciclo mais eficiente que opera entre dois limites de temperatura especificados. Seria mais provável que adotássemos esse como sendo o ciclo inicial e ideal para as usinas de potência a vapor, porém esse ciclo não é um modelo adequado paraos ciclos de potência devido as suas limitações práticas. O ciclo Rankine é o ciclo mais simples de potência a vapor, sendo sua característica mais relevante a necessidade de fornecer a bomba pouco trabalho a fim de se obter água a alta pressão na caldeira, comparado ao trabalho obtido na turbina. Uma desvantagem é que a turbina normalmente trabalha com fluido bifásico, o que pode danificá-la.A água entra na bomba no estágio 1 como líquido saturado e é comprimida de maneira isentrópica até atingir a pressão de operação da caldeira. A distância entre os estágios 1 e 2 do diagrama T-s foi exagerada para melhor visualização. Portanto, no estágio 2 a água encontra-se como líquido comprimido e entra na caldeira, saindo como vapor saturado ou superaquecido no estágio 3. Em seguida essevapor superaquecido entra na turbina, na qual ele se expande de forma isentrópica e produz trabalho, sendo que a pressão e a temperatura caem durante esse processo até os valores do estado 4. O vapor (que nesse estágio possui uma mistura de líquido e vapor com título elevado) que sai do estágio 4 entra no condensador e retorna para o estágio 1 na forma de líquido saturado.

Ciclo com Rankine comReaquecimento
O ciclo Rankine com reaquecimento opera utilizando duas turbinas em série. A primeirada turbina recebe o vapor caldeira à alta pressão, liberando-o de tal maneira a evitar sua condensação. Este vapor é então reaquecido, utilizando o calor da própria caldeira, e é utilizado para acionar uma segunda turbina de baixa pressão. Entre outras vantagens, isto impede a condensação do vapor nointerior das turbinas durante sua expansão, o que poderia danificar seriamente as pás da turbina.























Ciclo de Rankine Regenerativo
O ciclo rankine regenarativo é nomeado desta forma devido ao fato do fluído ser reaquecido após sair do condensador, aproveitando parte do calor contido no fluído liberado pela turbina de alta pressão. Isto aumentaa temperatura média do fluído em circulação, o que aumenta a eficiência termodinâmica do ciclo.

















Concluímos que o Ciclo de Rankine descreve a operação de turbinas à vapor comumente encontrados em estações de produção de energia. Em tais estações, o trabalho é gerado ao se vaporizar e condensar-se alternadamente um fluido de trabalho.

Otto
O desenvolvimento da máquina...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Fenomenos de transporte
  • Fenomenos de transporte
  • Fenomenos de transporte
  • fenomenos de transporte
  • Fenômenos de transporte
  • fenomenos de transporte
  • Fenomenos dos Transportes
  • Fenomenos dos transportes

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!