Fenômeno Bullying: A violência no contexto escolar

Páginas: 89 (22231 palavras) Publicado: 22 de outubro de 2013
BACHARELADO EM PSICOLOGIA










FENÔMENO BULLYING: A VIOLÊNCIA NO CONTEXTO ESCOLAR


Diana Mariani

Orientador (a): Prof. Esp.













VILHENA/RO

2013
DIANA MARIANI












FENÔMENO BULLYING: A VIOLÊNCIA NO CONTEXTO ESCOLAR

Monografia apresentado a Faculdade da Amazônia como requisito final à obtenção do Título de graduação no Cursode Psicologia.

Orientador (a): Prof.ª: Esp.: Vânia Mary Nanci.

Co-Orientador (a): Prof.ª: Esp.:Claudia Roberta Rosa Stochi








VILHENA/RO

2013

AGRADECIMENTOS


Primeiramente a Deus pelo dom da vida e por ser sempre meu Guia em todos os momentos da minha vida.
Agradeço aos meus pais pela educação que me proporcionaram em toda a minha vida e pelo incentivo, pela força epelos exemplos que me dão os que uso em todos os segmentos de minha vida; e a minha irmã por estar sempre ao meu lado apoiando e ajudando.
À professora....., meus sinceros votos de gratidão, não somente pela orientação na elaboração deste trabalho, mas principalmente pela força, pelo ânimo, pelos ensinamentos e pela sincera amizade. Pelo esforço e dedicação demonstrada e apoio concedido ao longoda excussão deste trabalho, sem os quais o mesmo não teria sido finalizado.
Agradeço ao meu esposo pelo companheirismo absoluto e pelo alto-astral que me ajuda sempre a superar os obstáculos e dificuldades, pela força e compreensão, apoio e coragem que me dedicou ao longo destes anos.
Aos professores e estudantes participantes desta pesquisa, muito obrigado pela vossa colaboração, sem os quaiseste estudo não teria sido possível.
E finalmente, a todos aqueles que direta ou indiretamente contribuíram para concretização deste trabalho.


























“Algumas pessoas não precisam de armaspara te ferir, elas usam palavras, risos,sedivertem com seusofrimento”

(Retirado do filme“BangBang, você morreu”)
Mariani, Diana.Fenômeno Bullying: A violênciano contexto escolar. Trabalho de Conclusão de Curso. Curso de Psicologia. FAMA - Faculdade da Amazônia. Vilhena. 2013. 47 f.


RESUMO


O presente estudo busca discutir as manifestações do fenômeno Bullying no cotidiano escolar e os efeitos que ele possa desencadear na vida dos alunos que sofrem tal agressão física ou psicológica. Inicialmente o Bullying será conceituado, e veremos um brevehistórico de estudos realizados no mundo e no Brasil. Assim como acontece na tragédia grega, o Bullying também é constituído de personagens e enredos, para isso classificaremos os protagonistas dessa dramática realidade e as possíveis consequências psíquicas e comportamentais. Nesse estudo destaco a necessidade de um melhor preparo dos professores e da comunidade escolar para poder reconhecer oBullying como algo nocivo para o desempenho das potencialidades dos estudantes. Apresento também o papel do Psicólogo frente ao combate da violência no âmbito escolar e a participação família também tem seu papel importante e deve estar trabalhando junto com a escola para ajudar a estabelecer normas, diretrizes e ações coerentes. O Bullying não é uma brincadeira inocente, ele interfere no processoensino-aprendizagem e pode trazer conseqüências desastrosas para o seio escolar, não só para as vítimas, mas para todos que convivem neste ambiente. A escola deve ser um ambiente seguro, que permita a criança socializar-se e desenvolver responsabilidades, habilidades, defender idéias e, acima de tudo, assumir sua própria autonomia com segurança e respeito às diversidades. Ao preparar osprofissionais da educação para lidarem com as manifestações do Bullying poderemos contribuir para que o ambiente escolar se transforme em um local menos violento, valorizando a cidadania, o respeito, a ética e a solidariedade entre todos que compõe a comunidade escolar.

Palavras-chave:Bullying, Escola, Violência, Psicólogo.













Mariani Diana: Phenomenon Bullying: violence in the...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Bullying no contexto escolar
  • Bullying, a violência no ambiente escolar
  • Bullying em contexto escolar
  • Violência no contexto escolar
  • Violencia no contexto escolar
  • O FENÔMENO DO BULLYING ESCOLAR: PREVENÇÃO E INTERVENÇÃO
  • BULLYING: AGRESSIVIDADE E INDISCIPLINA NO CONTEXTO ESCOLAR
  • Violência escolar: uma abordagem sobre o bullying

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!