Fenícia

Páginas: 3 (532 palavras) Publicado: 11 de agosto de 2013
Fenícia/Religião/Sociedade/Economia/Curiosidades
 
 
 
A religião dos fenícios era politeísta e antropomórfica. Os fenícios conservaram os antigos deuses tradicionais dos povos semitas: asdivindades terrestres e celestes, comuns a todos os povos da Ásia antiga. Assinale-se, como fato estranho, que não deram maior importância às divindades do mar.

Cada cidade tinha seu deus, Baal(senhor), associado muitas vezes a uma entidade feminina - Baalit. O Baal de Sidon era Eshmun (deus da saúde). Biblos adorava Adônis (deus da vegetação), cujo culto se associava ao de Ashtart (a caldéiaIhstar; a grega Astartéia), deusa dos bens terrestres, do amor e da primavera, da fecundidade e da alegria. Em Tiro rendia-se culto a Melcart e Tanit.

Para aplacar a ira dos deuses sacrificavam-seanimais. E, às vezes, realizavam-se terríveis sacrifícios humanos. Queimavam-se, inclusive, os próprios filhos. Em algumas ocasiões, 200 recém-nascidos foram lançados, ao mesmo tempo, ao fogo - enquantoas mães assistiam, impassíveis, ao sacrifício.
Os fenícios foram responsáveis pela formação de uma rica civilização que ocupou uma faixa do litoral mediterrâneo que adentrava o território asiáticoaté as montanhas do atual Líbano. No início de sua trajetória, a exemplo de outros povos da Antiguidade, os fenícios desenvolveram uma economia exclusivamente voltada à agricultura. Contudo, graças aoseu posicionamento geográfico, acabou viabilizando o contato comercial com várias caravanas nômades.
A expansão comercial foi responsável pela organização de vários centros urbanos independentes, entreos quais destacamos Arad, Biblos, Ugarit, Tiro e Sídon. Em cada uma dessas cidades, observamos a presença de um monarca escolhido pela decisão dos grandes comerciantes e proprietários de terra dolocal. Dessa forma, podemos afirmar que o cenário político fenício era eminentemente plutocrático, ou seja, controlado pelas parcelas mais ricas da população.
O desenvolvimento do comércio entre os...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • FEnicia
  • Fenicia
  • Resumo de as fenícias
  • Civilização fenícia
  • sociedade fenícia
  • Civilização Fenícia
  • Civilização fenícia
  • CIVILIZAÇÃO FENÍCIA E A NAVEGAÇÃO

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!