feminismo

Páginas: 6 (1287 palavras) Publicado: 3 de abril de 2014
Introdução
O movimento feminista, ao longo dos últimos séculos, vem sendo uma das principais manifestações sociais de caráter transformador, lutando por maiores direitos para as mulheres que, desde os primórdios da História, estavam submetidas às vontades masculinas e inferiorizadas pelo que a sociedade entendia como a “fragilidade do sexo”.
E como as principais revoluções liberais que secria a consciência da mulher como um ser autônomo, capaz de tomar suas próprias decisões e de lutar por seus próprios desejos. Com o tempo, essas mulheres passam a se unir na defesa de um interesse em comum: o de garantir igualdade entre os gêneros.














Contexto histórico
O feminismo é um movimento que tem origem no ano de 1848, na convenção dos direitosda mulher em Nova Iorque. Este movimento adquire cunho reivindicatório por ocasião das grandes revoluções. As conquistas da Revolução Francesa, que tinha como lema Igualdade, Liberdade e Fraternidade, que são reivindicados pelas feministas porque elas acreditavam que os direitos sociais e políticos adquiridos a partir das revoluções deveriam se estender a elas enquanto cidadãs, tais movimentossão sobretudo movimentos políticos, que tem como meta conquistar a igualdade de direitos entre homens e mulheres, garantindo assim a participação da mulher na sociedade de forma igual à dos homens.
A luta das mulheres está na libertação das amarras de um senso moral construído pela cultura machista, cristalizada durante séculos. Não é apenas pela igualdade econômica e política que as mulheresconquistam seu espaço; mas são, também, na construção de uma sociedade livre de relações preconceituosas e discriminações. Trata-se de uma luta pela liberdade, para além da equiparação de direitos, e pelo respeito à alteridade.











A LUTA FEMINISTA AO LONGO DA HISTÓRIA
Reivindicações por direitos democráticos como o direito ao voto, divórcio, educação e trabalho no fim doséculo XIX. O segundo,  no fim da década de 1960, foi marcado pela liberação. Já o terceiro começou a ser construído no fim dos anos 70, com a luta de caráter sindical.
Alguns acontecimentos históricos
No final dos anos 60, as feministas norte-americanas queimaram sutiãs em praça pública para protestar contra a dominação masculina. Elas gritaram: "Nosso corpo nos pertence". Não sabemos se houverealmente a queima de sutiãs, mas o poder dessa imagem é tão forte que, até hoje, simboliza a luta contra a opressão das mulheres.









História do dia 8 de março
No Dia 8 de março de 1857, operárias de uma fábrica de tecidos, situada na cidade norte americana de Nova Iorque, fizeram uma grande greve. Ocuparam a fábrica e começaram a reivindicar melhores condições de trabalho, taiscomo, redução na carga diária de trabalho para dez horas (as fábricas exigiam 16 horas de trabalho diário), equiparação de salários com os homens (as mulheres chegavam a receber até um terço do salário de um homem, para executar o mesmo tipo de trabalho) e tratamento digno dentro do ambiente de trabalho. A manifestação foi reprimida com total violência. As mulheres foram trancadas dentro dafábrica, que foi incendiada. Aproximadamente 130 tecelãs morreram carbonizadas, num ato totalmente desumano. Porém, somente no ano de 1910, durante uma conferência na Dinamarca, ficou decidido que o 8 de março passaria a ser o "Dia Internacional da Mulher", em homenagem as mulheres que morreram na fábrica em 1857. Mas somente no ano de 1975, através de um decreto, a data foi oficializada pela ONU.Corpo da mulher como objeto de uso/prazer e como comercio
Nos últimos anos no Brasil, o corpo vem sendo tratado como um verdadeiro capital, e assim fazendo com que fosse determinado modelo de corpo, na cultura brasileira contemporânea.
Segundo Mirian Goldenberg o corpo pode ser considerado uma das “riquezas” mais desejada pelos indivíduos, e isso fica mais evidente nos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Feminismo
  • Feminismo
  • Feminismo
  • Feminismo
  • feminismo
  • feminismo
  • Feminismo
  • o Feminismo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!