Felipe

Páginas: 9 (2185 palavras) Publicado: 10 de março de 2014

-Definir e diferenciar bioquímica básica e clínica:
Em Bioquímica Básica é estudado as moléculas, suas estruturas, seus mecanismos e os processos químicos responsáveis pela manutenção da vida, sendo assim, estuda as reações que acontece dentro das células e esta organizado de forma a minimizar as perdas energéticas e maximizar os benefícios biológicos. Os seres vivos, para realizar suasfunções, dependem da capacidade de armazenar, transportar, obter e utilizar energia.A Bioquímica básica esta voltada principalmente para o estudo da estrutura e função de componentes celulares como proteínas, carboidratos, lipídios, ácidos nucléicos e outras biomoléculas, sendo que seu principal foco é os estudos das proteínas, onde a grande maioria são enzimas. Grande parte dos constituintes molecularesapresentam formas tridimensionais, que para manter e perpetuar a vida realizam milhares de reações químicas.
A bioquímica clínica, também conhecida como química clinica ou química fisiológica ou patológica, consiste em uma ciência que medeia a química e a patologia, responsável por investigar materiais orgânicos, como sangue e urina, em que seus resultados refletem alterações metabólicasresponsáveis pelo desenvolvimento de doenças.Estabelecer valores de referência bioquímicos em amostras orgânicas é de suma importância, pois eles servirão como parâmetros para avaliar as alteraçőes funcionais do indivíduo, e com isso contribuir com o clínico diminuindo suas incertezas e propiciando a conduta mais adequada de tratamento e predição de prognóstico.A bioquímica clínica propicia a análise deamostras como urina, sangue, líquor, sêmen, líquidos pleurais, sinovial, ascítico, secreçőes em geral em que se pode mensurar valores de analitos importantes para controle e manutenção da homeostasia orgânica.Múltiplos exames estão inseridos no campo da bioquímica clínica, tais como, avaliação de proteínas, aminoácidos, enzimas, lipídeos, minerais, eletrólitos, aspectos bioquímicos da hematologia,como o ferro sérico, hormônios, marcadores tumorais, líquidos orgânicos, substâncias do sistema hepatobiliar, dentre outros analitos, que podem ser analisados quantitativamente e/ou qualitativamente.
-Definir proteínas e aminoácidos analisando suas estruturas e funções.
Aminoácidos :
-São monômeros responsáveis pela formação das proteínas.
-No sistema biológico exitem 20 aminoácidos diferenteusados para síntese proteica.
-19 deles são moléculas quirais ou seja apresenta isomeria óptica, menos a glicina, pois não possui 4 constituintes diferente ela a mais simples de todas.
-Os aminoácidos podem se ligar entre si através das ligações petídicas indefinidamente, desta forma é possível forma uma quantidade de infinita de proteínas diferentes.

-Peptídeo: são sequência de aminoácidocurta.

Quimicamente, os aminoácidos são pequenas moléculas, que, ao agruparem-se, formam as proteínas. Estas, por sua vez, são um nutriente indispensável ao ser humano, desempenhando diversas funções, nomeadamente:
- Funções plásticas, uma vez que são constituintes dos tecidos e células, nomeadamente do tecido muscular;
- Estão presentes no nosso material genético;
- São constituintes dashormonas péptidicas e de alguns neurotransmissores;
- Têm uma função reguladora, pois, todas as enzimas do nosso organismo são proteínas;
- São estimulantes do sistema imunitário, formando anticorpos.
Os aminoácidos, com base na forma como são adquiridos, podem ser classificados em dois tipos: essenciais ou não essenciais. Consideram-se essenciais, ou indispensáveis, aqueles que o nosso organismonão tem capacidade de sintetizar, logo, a única forma de que dispomos para os obter, é através da ingestão de determinados alimentos, nomeadamente através da carne, dos ovos, do leite e seus derivados.

Quanto aos aminoácidos não essenciais, são aqueles que o nosso organismo consegue produzir, mais concretamente, que o nosso fígado sintetiza. Assim, destacamos os seguintes: alanina, ácido...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • felipe
  • Felipe
  • Felipe
  • Felipe
  • Felipe
  • Felipe
  • Felipe
  • Felipe

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!