Felipe_19

Páginas: 19 (4598 palavras) Publicado: 6 de agosto de 2013
http://www.casernapapamike.com.br/dominando-a-escuridao-acoes-em-situacoes-de-baixa-luminosidade/

DOMINANDO A ESCURIDÃO – AÇÕES EM SITUAÇÕES DE BAIXA LUMINOSIDADE
Posted by SGT in RECENTES, TÁTICAS, TÉCNICAS E EQUIPAMENTOS | 0 comments

23 fev, 2012
Imagine você, um profissional da área de segurança durante uma ocorrência de roubo, com a informação confirmada de que há três marginaisfortemente armados no interior daquele local. Pega sua arma, verifica se está carregada, checa a munição extra e ajusta o colete à prova de balas. Quando já está tudo pronto, você entra ali no local de olhos fechados! Absurdo? Então, tão estranho quanto atuar nesta situação, sem estar com os olhos abertos, é encarar esta mesma possibilidade à noite, sem o uso de um meio auxiliar. A sensação épraticamente a mesma. Dependendo da luminosidade no interior do ambiente, até a vista acostumar-se, o grau de visibilidade é praticamente nulo. Vamos ter que adentrar tateando as paredes, procurando não cair no chão nem tropeçar em algum objeto. Qualquer barulho, por menor que seja, irá chamar nossa atenção, muitas vezes para uma direção errada. E mesmo que tenhamos certeza que há alguém conosco, alidentro, restará à dúvida: é um amigo ou um agressor?

Na técnica Harries, o braço que segura a arma está estendido e o outro está semi flexionado. As costas da mão se apoiam, uma na outra, procurando dar estabilidade ao conjunto. Esta posição não é muito firme e é apropriada para lanternas de grande comprimento.
Muitos chamariam o assunto que vamos abordar simplesmente de “Tiro Noturno”, o que nãoé o mais adequado. A falta de luminosidade, logicamente, é mais sentida à noite. Entretanto, são várias as situações em que o profissional de segurança ou policial necessita atuar com pouca iluminação. Pode ser que ele tenha que adentrar, durante o período diurno, uma tubulação de esgoto, ou um porão ou sótão, atrás de um marginal. Uma construção como uma fábrica, um prédio ou até mesmo uma casapodem estar com que a iluminação no interior de determinado cômodo seja praticamente inexistente. Muitos barracos em favelas não possuem janelas por onde pode entrar a luz do sol. Ao realizar vistoria no interior de veículos como um caminhão-baú, por exemplo, também sentiremos dificuldade com a falta de luz.
A atividade policial é necessária 24 horas por dia. No patrulhamento ostensivo das ruas nãohá “horários comerciais”, ou não se pode deixar de atender uma ocorrência às 03h00min da manhã. Pelo contrário, em determinadas áreas, os índices criminais crescem muito no horário compreendido entre as 18h00min e as 06h00min. O tráfico de drogas ocorre mais intensamente à noite, pois as pessoas agem no anonimato da escuridão, que facilita a compra ou a venda de drogas. O número de homicídios,principalmente na cidade de São Paulo, cresce muito nesse horário. Os seqüestros-relâmpagos acontecem freqüentemente entre 20h00min e 01h00min, principalmente em cruzamentos e próximo eletrônicos.

Com a técnica Ayoob seguramos a lanterna com o braço estendido e o polegar em sua parte superior apontando para frente, torcendo-se levemente o pulso. Encostasse a lanterna na outra mão que segura aarma. É a posição mais fácil de realizar, mesmo sob forte stress.
Á noite, o simples ato de abordar um veículo para identificação ocupado por indivíduos em atitude suspeita é perigoso. Não dá visualizar corretamente quantas pessoas estão dentro do carro, ou se elas estão armadas ou não, ainda mais com o uso do insufilm. A vistoria dentro do veículo torna-se complicada. Até mesmo o ato de verificaros documentos dos ocupantes e do veículo fica difícil se não houver uma iluminação artificial, o sugerido é que peça para que o motorista acenda a luz interna do veículo.
O ser humano capta as informações no mundo ao seu redor através dos cinco sentidos: visão, audição, tato, olfato e paladar. Através da percepção dessas informações a pessoa irá formular uma reação. Uma grande parte das...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!