feliasd

830 palavras 4 páginas
Movimentos sociais indigenas

Ao longo dos últimos anos as organizações indígenas vêm reivindicando direitos como o da terra e a educação diferenciada, que valoriza as tradições de cada nação indígena. Os movimentos indígenas desde então passaram a estar associados aos movimentos sociais que eclodiram ao longo da década de 80, no Brasil. A pesquisa tem por objetivo, em primeiro aspecto, o por quê, como constituiu e quem são os autores das reivindicações por educação escolar. Um segundo aspecto é saber o lugar relativo que a escola ocupa nessas comunidades. E também questiona quanto à formação de novos sujeitos socioculturais surgidos nesse processo, em especial os professores indígenas.Tendo em vista a implantação das escolas indígenas em vários estados brasileiros, assim como a importância relativa que tem alcançado para essas comunidades, considera-se relevante o estudo da participação dos atores indígenas nesse processo.

democracia

Democracia é uma forma de governo em que todos os cidadãos elegíveis participam igualmente — diretamente ou através de representantes eleitos — na proposta, no desenvolvimento e na criação de leis, exercendo o poder da governação através do sufrágio universal. Ela abrange as condições sociais, econômicas e culturais que permitem o exercício livre e igual da autodeterminação política.
O termo origina-se do grego antigo δημοκρατία (dēmokratía ou "governo do povo"),1 que foi criado a partir δῆμος (demos ou "povo") e κράτος (kratos ou "poder") no século V a.C. para denotar os sistemas políticos então existentes em cidades-Estados gregas, principalmente Atenas; o termo é um antônimo para ἀριστοκρατία (aristokratia ou "regime de uma aristocracia" como seu nome indica). Embora, teoricamente, estas definições sejam opostas, na prática, a distinção entre elas foi obscurecida historicamente.2 No sistema político da Atenas Clássica, por exemplo, a cidadania

Relacionados