Feira

Páginas: 3 (585 palavras) Publicado: 3 de abril de 2015
Colégio Militar de Santa Maria

Relatório – Feira de ciências 2014

-Bateria na latinha de alumínio-




Alunos:
Turma: D1














27 de setembro de 2014

Relatório
Ligar aparelhos essa é afinalidade da energia elétrica. Apesar de utilizarmos ela todos os dias, não paramos para entender como ela funciona. A energia elétrica é baseada na produção de diferenças de potencial elétrico entredois pontos. A energia gerada em uma reação química pode ser convertida em energia elétrica. Que é o caso de nossa experiência.
Utilizando latas de alumínio juntamente com fio de cobre, sal, água e emoutros casos água sanitária conseguimos fazer uma “bateria”, se assim pode ser chamada, já que o experimento gera energia. A qual pode ser verificada usando um voltímetro. Ou de acordo com a energiase suficiente ligar objetos pequenos. É importante relatar que a energia das baterias mantém-se constante por aproximadamente 3 horas e 30 minutos. Depois disto os volts produzidos começam a diminuir,visto que a pilha “gasta”.
Na reação química envolvem-se o alumínio da lata, o oxigênio do ar e a água. Visto que o sal, bem como a água sanitária, apenas conduzem a energia e aceleram a reação,fazendo com que esta chegue a produção máxima de energia mais concentrada e em menos tempo. E o fio de cobre se faz necessário no experimento não só pela sua boa condutividade de energia, mas também porqueele ganha elétrons.
Ou seja, o sal torna a água boa condutora de energia. Quando o sal é dissolvido na água, os íons presentes são separados. O oxigênio do ar estimula os elétrons a se movimentarem,gerando uma corrente elétrica. Então no alumínio ocorre a oxidação (perda de elétrons) e no cobre ocorre a redução (ganho de elétrons). O cobre serve como o condutor de corrente elétrica que vaipassando de bateria em bateria até formar uma corrente elétrica forte pra ligar algo.
O alumínio é o polo negativo já que o átomo alumínio tem mais eletronegatividade. E o cobre é no experimento o polo...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Feiras
  • Feira
  • feira
  • feira
  • Feira
  • feira
  • feira
  • Feira

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!