FEIJÃO-DE-PORCO

Páginas: 6 (1424 palavras) Publicado: 30 de novembro de 2014

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO
CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE RONDONÓPOLIS
INSTITUTO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS E TECNOLÓGICAS
ENGENHARIA AGRÍCOLA E AMBIENTAL
MANEJO E CONSERVAÇÃO DA AGUA E DO SOLO
DOCENTE: DRA. EDNA BONFIM
­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­









FEIJÃO-DE-PORCO
(Canavalia ensiformis)




DISCENTES:
ELIDIO CHERUTTI NETO
RAFAEL FERREIRA SILVARondonópolis, Agosto de 2013.

1. Introdução

A adubação verde é uma prática conservacionista pouco utilizada nos Cerrados do Brasil Central.  Diversos textos técnicos citam que as espécies de leguminosas utilizadas como adubo verde são tolerantes à seca ou ao déficit hídrico. O uso de plantas de cobertura é uma alternativa para aumentar a sustentabilidade dos sistemasagrícolas. A família das leguminosas é a mais utilizada como adubo verde. De acordo com Miyasaka et al. (1984), a principal razão para essa preferência está na sua capacidade de fixar raízes e fixar nutrientes. Mesmo semeada no final do período chuvoso o feijão-de-porco se estabelece e atinge uma produção de fito massa relevante, pois, além de sua resistência ao déficit hídrico, não apresentasensibilidade ao foto período. (CARVALHO, AMABILE, 2006)
Durante o período da seca, os solos do Cerrado normalmente não são cultivados e ficam expostos a erosão e ao crescimento de plantas invasoras que se estabeleceram no final do período chuvoso. Desta forma os sistemas mais adaptados à região devem incluir o cultivo dos adubos verdes neste período (entressafra). Uma opção de cultivo de adubosverdes é a semeadura após a colheita comercial.
O feijão-de-porco (Canavalia ensiformis), se desenvolve bem em solos compactados e argilosos, apresenta um bom desenvolvimento na região de Cerrado, é igualmente rústico quanto às exigências nutricionais, adaptando-se bem aos solos de baixa fertilidade do Cerrado. Quanto ás condições edáficas, proporcionando uma alta quantidade de produção de matériaseca como cobertura no solo,essa espécie tem ampla adaptação, tolerando, além de solos ácidos, solos salinos e mal drenados, com texturas variáveis.
O crescimento acelerado e as amplas folhas cotiledonares favorecem a rápida cobertura do solo e o eficiente controle de invasoras proporcionado pelo feijão-de-porco. (CARVALHO, AMABILE, 2006). O feijão-de-porco é indicado para controle de invasoras,sendo muito usada no controle da tiririca (FORMENTINI et al., 2008). Efeitos alelopáticos também são atribuídos a essa espécie condicionadora de solo (CARVALHO, AMABILE, 2006).




2. Objetivo
Objetivou-se através do experimento em campo analisar varáveis do feijão de porco e função da adubação de Superfosfato simples (18% P2O5).
























3.Materiais e Métodos
O experimento foi conduzido em uma área do Campus Universitário de Rondonópolis, UFMT/CUR, nas coordenadas­ 16° 27’ sul, 53° 34’ oeste, com uma altitude média de 288m, entre os meses de Junho a Agosto de 2013, em Latossolo vermelho com a cultura de Feijão-de-porco (Canavalia ensiformis).
Sendo duas parcelas, uma com realização da calagem, e a outra sem realização de calagem,delimitando uma área de 9 m2 para cada parcela (num total de 18 m2 ), com espaçamento de 0,5m entre-linhas e com densidade de semeadura de 10 sementes/metro linear.
Antes da semeadura, foi efetuada uma gradagem para limpeza do terreno. Depois foi necessário fazer uma limpeza manual para então efetuar a calagem com o intuito de diminuir a acidez do solo. Vinte (20) dias após a realização da calagem foiefetuado o plantio com trinta (30) sementes em cada linha e simultaneamente efetuado uma adubação fosfatada com 45g de adubo por linha (total em cada parcela de 270g), somente na parcela que recebeu também a calagem. A irrigação da cultura do feijão-de-porco e das demais culturas foi feito periodicamente, no mínimo duas vezes ao dia, devido ao fato do período de plantio corresponder a estiagem no...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • FEIJÃO-DE-PORCO (Canavalia ensiformis)
  • EFEITOS DA RADIAÇÃO GAMA EM SEMENTES DE FEIJÃO DE PORCO CULTIVADAS EM DIFERENTES SUBSTRATOS
  • Porco
  • porco
  • Porcos
  • Porco
  • Porco
  • Porcos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!