Feijão Caupi

Páginas: 16 (3866 palavras) Publicado: 22 de novembro de 2013

INTRODUÇÂO

O feijão-caupi (Vigna unguiculata) é uma das fontes alimentares mais importantes e estratégicas para as regiões tropicais e subtropicais do mundo.
O Brasil é o terceiro produtor mundial de feijão caupi com 11,5 milhões de hectares plantados e rendimento médio de 317 kg, é cultivado nas regiões Norte e principalmente no Nordeste, onde tem uma importânciacomo fonte geradora de emprego e renda e constutiu-se em um dos principais componentes da alimentação humana dessas regiões.

A cultura explorada tradicionalmente por pequenos produtores em cultivos de sequeiro e com baixo nível tecnológico tem sido pesquisada mais intensamente nas ultimas décadas e apresentado melhorias técnicas e econômicas dos sistemas de produção que juntamente comoutros fatores, vem contribuído para o aumento progressivo da participação de empresário de médio e de grande porte para a produção e comercialização do feijão.

Esse fato tem gerado uma demanda com as características que atende uma necessidade no sistema de produção contendo também um potencial de alto rendimento no processo de resistência de doenças e pragas.








A CULTURA DOFEIJÃO CAUPI


Em maio os pequenos produtores preparam a terra para plantar o feijão caupi, um tipo de grãos que entrou na Amazônia pelas mãos do migrante nordestino, há 50 anos. Também chamado de feijão de corda ou feijão verde, tal a posição incômoda na hora da colheita. Mas, é muito apreciado e tem um mercado garantido no Nordeste brasileiro. Em quase todo o Estado do Pará o caupi écultivado, porém, está concentrado na microrregião Bragantina, sob a liderança dos municípios de Tracuateua, Augusto Corrêa, Bragança e Capanema. É importante destacar que o caupi tem um ciclo curto. Geralmente é plantado no final das chuvas, no início da temporada de estiagem. E a colheita é feita até 45 dias depois. Tem a vantagem de ser uma leguminosa e por isso mesmo o caupi ganhou dimensãoempresarial nos últimos anos. Em Paragominas alguns empresários decidiram fazer rotação de cultura logo após a colheita do milho e do arroz. E o resultado do caupi tem sido altamente vantajoso, em áreas de grande extensão. A produção do Pará é a maior da região Norte, com 54 mil toneladas, segundo dados de 2004. Contudo, apesar do Nordeste ainda ser o maior produtor de caupi, as condições de solo e clima doPará garantem uma produtividade de 14l% sobre a produção nordestina. Os produtores bragantinos conseguiram arrancar do governo estadual a construção de um armazém para estocagem do caupi, com objetivo de conseguir melhor preço, a partir de janeiro, quando o grão entra no período de entressafra no Nordeste Brasileiro. Embora o caupi ainda seja consumido na alimentação básica, já existem outrosusos comprovados em outros países, como substituto, por exemplo, da ervilha. Calcula-se que 90% da produção paraense vai para o Nordeste brasileiro, o que revela que ainda é necessário fazer um trabalho de marketing para que o caupi possa ser incorporado na merenda escolar dos municípios da zona rural e também estimulado um uso mais nobre como um forte ingrediente em saladas cozidas ou num pratotípico, bem ao gosto do brasileiro, o “baião de dois”. Mesmo assim é bastante saudável a constatação que a cultura do caupi é altamente agregadora de mão-de-obra e pode ser um importante instrumento de garantia de permanência das populações que estão sendo assentadas nos lotes da reforma agrária.

ASPECTOS ECONOMICOS

O feijão-caupi, feijão-de-corda ou feijão-macassar (Vigna unguiculata (L.)Walp.) é uma excelente fonte de proteínas (23-25% em média) e apresentam todos os aminoácidos essenciais, carboidratos (62%, em média), vitaminas e minerais, além de possuir grande quantidade de fibras dietéticas, baixa quantidade de gordura (teor de óleo de 2%, em média) e não conter colesterol. Representa alimento básico para as populações de baixa renda do Nordeste brasileiro. Apresenta ciclo...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Feijão caupi
  • Feijão Caupi
  • feijão caupi
  • feijao caupi
  • Feijão Caupi
  • Importância econômica e alimentar de Feijão caupi
  • Fixação de nitrogênio com feijao caupi em consórcio com milho
  • Potencial econômico da inocullação de rizóbios em feijão-caupi

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!