fefeffef

512 palavras 3 páginas
Ritmo, Melodia, Harmonia e Andamento
Os Alicerces da Música

Ah, e outra coisa, todos os iniciantes tendem a ter um certo "gás" inicial, querem fazer logo os exercícios e musicas propostas, e isso apresenta um perigo muito grande, pois se pode aprender errado, e depois de se aprender errado fica muito difícil corrigir os defeitos. Por-tanto, Paciência! Tocar bem não é tocar Rápido e sim tocar Certo, agilidade se ganha com o tempo.

Tente imaginar uma bela casa, com lindos móveis e limpa. É uma sensação muito agradável entrar em um ambiente assim. No entanto pra que essa casa tenha chegado a ficar assim foi necessário um fator principal, os alicerces, as colunas de sustentação.

Uma boa música também é assim. É muito agradável ouvir uma bela canção, mas pra que tal canção venha a se tornar bela é necessário que ela tenha suas colunas de sustentação bem estruturadas, o Ritmo, Melodia, Harmonia e o Andamento. Vamos então definir esses alicer-ces.

Ritmo: É uma seqüência de sons em intervalos regulares.
Não devemos confundir Ritmo com Estilo. O Estilo é uma variação temática do Ritmo. O que determina um Estilo não é tanto o Ritmo, mas a Harmonia que ainda iremos abordar. Pode-mos definir como alguns Estilos principais o Rock, O Samba, a Valsa, o Jazz e etc. Mas vol-tando a falar em Ritmo, podemos dividir o Ritmo em Tempos, só pra citar os mais usados são 2, 3, 4, 6 e 8.

Melodia: É uma seqüência de sons em intervalos irregulares.
A Melodia caminha por entre o Ritmo. A Melodia normalmente é a parte mais destacada da Música, é a parte que fica a cargo do Cantor, ou de um instrumento como Sax ou de um solo de Guitarra e etc. Sempre que ouvir um Solo - notas tocadas individualmente - você estará ouvindo uma Melodia.

Harmonia: É a junção de partes como um todo.
A junção do Ritmo, com a Melodia, e a de outros elementos formam a harmonia. É por meio da harmonia que podemos ter estilos musicais distintos. Embora o Ritmo não varie muito, os elementos

Relacionados