fefefef

7496 palavras 30 páginas
IX Congresso Internacional de Custos – Florianópolis, SC, Brasil – 28 a 30 de novembro de 2005

O uso do custeio variável em uma indústria vinícola
Erves Ducati (Universidade Federal de Santa Catarina – Brasil) ducati@wavesystem.com.br
Vagner Bernardi (Universidade Federal de Santa Catarina – Brasil) vagnerbernardi@terra.com.br

Resumo
O Brasil com relação a vitivinicultura no ano de 2003 encontrava-se em 17º lugar com relação a produção de vinho, ou seja, uma colocação importante dentro do contexto mundial.
Este trabalho objetiva demonstrar o uso do custeio variável e conseqüentemente a aplicação da margem de contribuição em uma pequena vinícola na região do médio Vale do Itajaí, no
Estado de Santa Catarina. A empresa em estudo produz em torno de 105.000 litros de vinho/ano, distribuídos em sete variedades: cinco tintos e dois brancos. No trabalho buscouse, diante das informações obtidas na empresa, propor o uso do custeio variável, como forma de propiciar a tomada de decisão com relação a novas formas de produzir, e também demonstrar os produtos a terem sua produção e venda incentivadas.
Palavras chave: Custeio variável, Margem de contribuição, Indústria vinícola
Área Temática: Gestão de Custos para Micros, Pequenas e Médias Empresas
1. Introdução
Com a abertura dos mercados e com as facilidades do mundo globalizado gerou-se uma intensa competição entre as organizações por produtos e serviços, visto que as empresas estão atuando nas mais diversas áreas simultaneamente. A concorrência atualmente não é formada exclusivamente de empresas locais, mas também, e principalmente, pelas organizações multinacionais, que munidas de novas técnicas e alta tecnologia, vêm dispostas a conquistar espaço no mercado nacional.
Neste contexto encontra-se a vitivinicultura, em cujo contexto mundial, segundo Bento (2003) têm-se como maior produtor de vinho do mundo, a França com uma produção anual de 5,96 bilhões de litros, sendo também o país com maior

Relacionados

  • fefefef
    341 palavras | 2 páginas