feedbak

Páginas: 15 (3546 palavras) Publicado: 13 de outubro de 2014
 UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANA








FEEDBACK









MARECHAL CÂNDIDO RONDON, 26 DE SETEMBRO DE 2014
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANA






FEEDBACK











MARECHAL CÂNDIDO RONDON, 26 DE SETEMBRO DE 2014.
1 INTRODUÇÃO
Este trabalho traz informações sobre Feedback aumentado o qual descreve o feedback tendo em mente quefeedback é uma palavra inglesa que significa realimentar ou dar resposta a um determinado pedido ou acontecimento. É um termo genérico que descreve as informações que as pessoas recebem sobre o seu desempenho, durante ou depois de realizarem uma habilidade motora.
Segundo MCGOWN (1991), feedback a informação que se obtém após uma resposta, e é geralmente vista como a mais importante variável quedetermina a aprendizagem, logo a seguir à prática propriamente dita.














1 FEEDBACK AUMENTADO
Ao desempenhar uma habilidade motora as pessoas podem ter a sua disposição dois tipos gerais de informações relacionadas com o desempenho, ou seja, feedback, que irão dizer alguma coisa sobre o resultado do desempenho ou sobre o que causou o resultado.
Um deles é o feedbackintrínseco à tarefa, que pode ser definido como uma informação sensorial-perceptiva, considerada elemento natural do desempenho de uma habilidade, cada um dos sistemas sensoriais pode fornecer esse tipo de feedback.
O segundo tipo geral de informação relacionada ao desempenho soma-se ao feedback intrínseco à tarefa que é o feedback aumentado. O adjetivo aumentado se refere em acrescentar algo aofeedback intrínseco à tarefa ou melhora-lo. Há uma melhora no feedback intrínseco quando o feedback aumentado fornece informação que o sistema sensorial da pessoa consegue detectar rapidamente por si mesmo. Em outras situações, o feedback aumentado acrescenta informação que a pessoa não consegue detectar usando seu sistema sensorial.
1 1 A FAMÍLIA FEEDBACK
Feedback é uma palavra inglesa quesignifica realimentar ou dar resposta a um determinado pedido ou acontecimento. É um termo genérico que descreve as informações que as pessoas recebem sobre o seu desempenho, durante ou depois de realizarem uma habilidade motora.
MCGOWN (1991), entende por feedback a informação que se obtém após uma resposta, e é geralmente vista como a mais importante variável que determina a aprendizagem, logo a seguirà prática propriamente dita.
Segundo GODINHO, MENDES e BARREIROS (1995, p. 217) feedback "é a expressão genérica que identifica o mecanismo de retroalimentação de qualquer sistema processador de informação". É o retorno de informação que permite ao sistema avaliar o quanto foi cumprido os objetivos, é uma condição obrigatória para ocorrer aprendizagem. Sem essa informação de retorno o sistemacomporta-se como se estivesse cego, ou seja, não existe uma auto avaliação e as respostas defasadas, continuarão ocorrendo, tanto em termos espaciais como temporais. MARTENIUK (1986) define o feedback como sendo uma resposta produzida pelo movimento realizado, obtendo informações cinéticas e cinemáticas do mesmo. SCHMIDT (1993) afirma que feedback é qualquer tipo de informação sensorial sobre omovimento, não exclusivamente com referência a erros.
1 2 TIPOS DE FEEDBACK AUMENTADO
Conhecimento de resultados
Conhecimento de resultados (CR) é uma informação apresentada de maneira externa sobre o resultado do desempenho de uma habilidade ou sobre a realização do objetivo do desempenho. Em algumas situações o CR descreve algo sobre o efeito do desempenho, que é denominado de o resultado.Algumas vezes, o CR não descreve o resultado de desempenho, ele apenas diz ao executante se ele conseguiu atingir o objetivo do desempenho. Esse é o caso quando algum dispositivo externo dá um sinal de sim ou não, mostrando se o objetivo foi ou não alcançado.
O conhecimento de resultado é uma forma específica de feedback externo e, de acordo com MAGILL (1984), é uma das funções mais importantes...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!