Fecundaçao

Páginas: 15 (3727 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014
Introdução

O estudo da embriologia enfoca todos os eventos desde a fertilização até o nascimento, abordando os processos de gametogênese, fecundação, clivagem, gastrulação, morfogênese e organogênese.
Assim, busca-se compreender o fenômeno biológico típico, comum e espantoso da embriogênese: a proliferação de uma única célula, o zigoto, que dará origem a todo o novo ser.Fecundação

A longa jornada até a fecundação pode durar de 12 a 48 horas, antes que os espermatozóides morram. Eles têm que atravessar a barreira da cérvix, que vai estar fluida e aquosa se a mulher tiver acabado de ovular.
Uma vez que os espermatozóides atravessaram o muco cervical, eles sobem pela superfície interna do úteroaté as trompas de Falópio. Menos de mil espermatozóides, entre milhões, conseguem chegar até as trompas.
Muitos espermatozóides ficam ao redor do óvulo na trompa. A cabeça de cada espermatozóide (acrossomo) libera enzimas que começam a quebrar a camada gelatinosa externa da membrana do óvulo, tentando penetrar nele.
Assim que um único espermatozóide penetra, a membrana muda suas característicaselétricas (despolariza-se). Esse sinal elétrico faz com que pequenas bolsas logo abaixo da membrana (grânulos corticais) joguem seu conteúdo no espaço que rodeia o óvulo.
Este conteúdo incha, empurrando os outros espermatozóides para longe do óvulo. Os outros espermatozóides morrem em 48 horas. A reação cortical assegura que apenas um espermatozóide fecunde o óvulo.
O ovo fecundado é agorachamado de zigoto. O zigoto recém-formado, nas tubas uterinas, começa um processo de transporte para o útero que demora cerca de 7, 8 dias. Esse transporte ocorre através de cílios.
Nesses 7 dias na tuba uterina, o primeiro processo sofrido pelo zigoto é chamado de clivagem, que são mitoses sucessivas do núcleo zigótico, gerando 2 células, que geram 4, depois 8 e depois 16.
Com 16 células e jáperto do útero, o zigoto passa a ser chamado mórula. O zigoto em divisão é empurrado pela trompa de Falópio.
Até mais ou menos quatro dias após a fecundação, o zigoto tem aproximadamente 100 células e é chamado de blástula ou blastocisto.
O blastocisto é composto por um aglomerado de células (massa interna), pela cavidade interna (blastocele/a) e por um revestimento de células, ao redor da massainterna e da cavidade. Esse revestimento é chamado de trofoblasto, e é o que irá nidar diretamente no endométrio.
Além disso, o trofoblasto é extremamente importante para a manutenção do endométrio ao produzir o hormônio beta-HCG, que chega ao corpo lúteo (que normalmente só duraria 14 dias) nos ovários, mantendo o corpo lúteo e a produção de progesterona e estrógeno durante 3 meses, até queesteja formada a placenta, que substituirá o corpo lúteo na produção desses hormônios.
Acontece então a nidação do blastocisto no endométrio, acontecimento que, para a medicina atual, indica o início da gravidez. Com a nidação, inicia-se o processo de gastrulação, gerando a gástrula, aglomerado de células nidado no endométrio, no qual começa a diferenciação dos 3 tecidos (ou folhetos) embrionários:endoderme, mesoderme e ectoderme, que gerarão os tecidos adultos.
Ectoderme: gerará a epiderme e seus anexos (pêlos, unhas, glândulas cutâneas - sudoríparas e sebáceas), as glândulas mamárias, o sistema nervoso ( entral e periférico), hipófise e estruturas do olho (córnea, cristalino e retina).
Mesoderme: tecido conjuntivo (ósseo, cartilaginoso, adiposo), a derme, o tecido muscular, o sistemaexcretor, parte do sistema reprodutor (gônadas - testículos e ovários e outras estruturas), sistema circulatório (mais as células do sangue), sistema linfático e o baço.
Endoderme: revestimentos (da faringe, da traquéia, dos brônquios, do tubo digestivo, da bexiga e da uretra), o fígado, o pâncreas, os alvéolos pulmonares, tireóides e paratireóides.

Formação da Notocorda

A...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Fecundacao
  • fecundação
  • fecundação
  • Fecundaçao
  • Fecundação
  • Fecundação
  • Fecundação
  • fecundação

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!